Topo

Insurgentes sequestram 60 caminhoneiros no norte do Afeganistão

Rahmat Alizadah/Xinhua/20.nov.2018
Crianças no Afeganistão: país ainda sofre com atos de terrorismo Imagem: Rahmat Alizadah/Xinhua/20.nov.2018

Da Agência EFE, em Cabul

02/12/2018 12h54

Um grupo de insurgentes não identificados sequestrou neste domingo 60 caminhoneiros que transportavam carvão na província de Samangan, no norte do Afeganistão, no segundo incidente do tipo em uma semana nesta região do país.

Os agressores armados bloquearam a passagem no distrito de Dar-e-Sof dos 60 caminhões que se dirigiam à província de Balkh, também no norte, e capturaram os 60 motoristas, enquanto deixaram livres seus 60 ajudantes, segundo confirmou para a Agência Efe o porta-voz do governador provincial, Mohammad Sediq Azizi.

De acordo com a fonte, a polícia afegã começou uma operação para libertar os reféns com o apoio de anciões tribais, enquanto os caminhões com carvão permanecem sob custódia do governo.

Não se sabe ainda o que motivou o sequestro. No passado, essas ações tinham como objetivo extorquir os reféns e aprisionar membros das forças de segurança que viajavam em veículos particulares.

Na última terça-feira, um grupo de insurgentes sequestrou cerca de 20 civis que viajavam em duas vans na estrada que liga Balkh à província de Sar-e-Pol.

Os autores do sequestro, que não foram identificados, deixaram idosos, mulheres e crianças livres, mas levaram à força os homens jovens dos dois veículos.

Entre 2014 e 2016, os talibãs e outros grupos armados realizaram vários sequestros de passageiros em estradas de diferentes pontos do país, que terminaram com a execução dos reféns em alguns casos. Esta prática, no entanto, vinha dimunuindo nos últimos anos.