Sánchez e presidente catalão se reúnem em Barcelona
Barcelona (Espanha), 20 dez (EFE).- O presidente do Governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, se reuniu nesta quinta-feira com o presidente regional da Catalunha, o independentista Quim Torra, em plena tensão separatista.
Sánchez e Torra se encontraram a sós, enquanto de forma paralela há outra reunião da vice-presidente do Governo, Carmen Calvo, e a ministra de Política Territorial, Meritxell Batet, com o vice-presidente catalão, Pere Aragonès, e a porta-voz do executivo catalão, Elsa Artadi.
Este encontro, o segundo entre os dois líderes políticos, acontece depois de dias de debate sobre a natureza do mesmo, já que o governo da Catalunha pretendia que fosse uma "cúpula" de caráter bilateral, enquanto Madri insistia em uma reunião de ambos os líderes.
O encontro, para o qual foram preparadas grandes medidas de segurança, acontece na véspera da reunião do Governo de Sánchez em Barcelona, à qual se opõem os grupos independentistas mais radicais, que convocaram mobilizações para amanhã a fim de boicotá-lo.
Sánchez e Torra já tinham se reunido em julho deste ano em Madri, onde chegaram a um acordo para retomar o diálogo, apesar da tensão separatista que o Governo catalão mantém. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.