PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Sánchez e presidente catalão se reúnem em Barcelona

20/12/2018 17h38

Barcelona (Espanha), 20 dez (EFE).- O presidente do Governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, se reuniu nesta quinta-feira com o presidente regional da Catalunha, o independentista Quim Torra, em plena tensão separatista.

Sánchez e Torra se encontraram a sós, enquanto de forma paralela há outra reunião da vice-presidente do Governo, Carmen Calvo, e a ministra de Política Territorial, Meritxell Batet, com o vice-presidente catalão, Pere Aragonès, e a porta-voz do executivo catalão, Elsa Artadi.

Este encontro, o segundo entre os dois líderes políticos, acontece depois de dias de debate sobre a natureza do mesmo, já que o governo da Catalunha pretendia que fosse uma "cúpula" de caráter bilateral, enquanto Madri insistia em uma reunião de ambos os líderes.

O encontro, para o qual foram preparadas grandes medidas de segurança, acontece na véspera da reunião do Governo de Sánchez em Barcelona, à qual se opõem os grupos independentistas mais radicais, que convocaram mobilizações para amanhã a fim de boicotá-lo.

Sánchez e Torra já tinham se reunido em julho deste ano em Madri, onde chegaram a um acordo para retomar o diálogo, apesar da tensão separatista que o Governo catalão mantém. EFE

Internacional