Topo

Falta de acordo no Congresso leva o governo dos EUA a mais um fechamento

22/12/2018 02h00

Washington, 21 dez (EFE).- A Câmara Baixa e o Senado dos Estados Unidos encerraram nesta sexta-feira suas respectivas sessões devido à falta de acordo orçamentário, levando assim o governo a um novo fechamento parcial administrativo após a meia-noite, quando os fundos atuais estão esgotados.

A negociação entre republicanos e democratas chegou a um impasse após a exigência do presidente americano, Donald Trump, de que o orçamento previa uma verba a mais de US$ 5 bilhões para a construção do muro ma fronteira.

Na verdade, os dois partidos chegaram a um acordo na quinta-feira que não incluía fundos para o muro, mas Trump decidiu vetá-lo.

Na falta de acordo para incorporar os fundos para o muro, as câmaras encerraram suas sessões e as reconvocaram para sábado, às 12h (hora local), quando o fechamento administrativo já será um fato.

No início deste ano, Trump enfrentou dois fechamentos administrativos devido à falta de fundo. O primeiro, em janeiro, se prolongou por três dias, enquanto o segundo, em fevereiro, durou apenas algumas horas.

Desta vez, o presidente anunciou que está disposto a enfrentar um longo fechamento em troca de obter suas demandas.

Trump vê esta negociação como sua última oportunidade para conseguir os fundos para o muro na fronteira com o México, sua grande promessa eleitoral, já que em janeiro os democratas assumirão o controle da Câmara Baixa e poderão bloquear o financiamento do muro. EFE