Topo

Governo dos EUA começa terceiro fechamento parcial devido à falta de fundos

22/12/2018 04h25

Washington, 22 dez (EFE).- O governo dos Estados Unidos iniciou, a partir da meia-noite deste sábado, um fechamento parcial por falta de fundos depois que republicanos e democratas não chegaram a um acordo orçamentário no Congresso para as exigências do presidente Donald Trump a respeito do muro da fronteira com o México.

Trata-se do terceiro fechamento administrativo que Trump enfrenta este ano, após o primeiro, em janeiro, que se prolongou por três dias, enquanto o segundo, em fevereiro, durou apenas algumas horas.

Embora os dois partidos tivessem concordado com um orçamento na quinta-feira, o presidente se negou a assiná-lo por não incluir os mais de US$ 5 bilhões para a construção do muro que ele havia exigido, levando assim o governo ao fechamento atual, diante da recusa dos democratas em apoiar esses fundos.

Trump vê nesta negociação sua última oportunidade de obter fundos para o muro na fronteira, sua grande promessa eleitoral, já que em janeiro os democratas assumirão o controle da Câmara dos Representantes e poderão bloquear seu financiamento.

Como consequência do fechamento administrativo cerca de 800 mil trabalhadores federais deixarão de perceber seus salários, dos quais 420 mil deverão comparecer aos seus locais de trabalho considerados "essenciais", enquanto o restante permanecerá em casa.

Todos eles vão recuperar seus salários retroativamente quando o Congresso aprova o orçamento e o presidente assine.

Antes da meia-noite, quando o fechamento já parecia inevitável, Trump culpou os democratas e pediu que negociem para que "com sorte, não dure muito".

"Vamos ter um fechamento, não há nada que nós possamos fazer a respeito, pois necessitamos que os democratas nos deem seus votos", disse Trump.

O presidente, no entanto, disse que o fechamento "durará um longo período" depois de afirmar que o deixaria "orgulhoso" se conseguisse o financiamento do muro. EFE