Topo

EUA assinam acordo para expandir base militar no Catar

13/01/2019 10h57

Doha, 13 jan (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, assinou neste domingo um acordo com o Catar para expandir a base militar de Al Udeid, a maior que Washington possui no Oriente Médio.

Pompeo afirmou em entrevista coletiva que a base de Al Udeid, na qual há destacados cerca de 13 mil militares, é "fundamental para a segurança dos Estados Unidos" e "para promover a segurança da região".

Os Governos de ambos os países não forneceram detalhes sobre os planos de expansão da base, situada ao sul de Doha, que é sede do Comando Central dos Estados Unidos, desde onde são coordenadas as operações militares em todo o Oriente Médio.

O secretário de Estado destacou que o Catar é "um grande amigo dos Estados Unidos em muitos aspectos" e afirmou que os acordos assinados hoje "farão a relação mais robusta".

"A nossa relação estratégica se estende em muitos âmbitos e continua crescendo. Defesa e segurança, contraterrorismo, comércio, investimentos, energia, educação e cultura estão na agenda", enumerou Pompeo após a assinatura dos acordos.

Além do acordo de expansão da base de Al Ueid, EUA e Catar assinaram acordos em matéria de Educação e Cultura.

Pompeo também se referiu à crise diplomática que o Catar enfrenta com seus vizinhos do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e com o Egito desde junho de 2017 e manifestou sua confiança de que se resolverá.

"Veremos que a unidade do CCG será aumentada nos próximos dias, semanas e meses", disse Pompeo, que opinou que "as disputas entre países com objetivos comuns nunca são úteis".

O Catar é a quinta escala na excursão de Pompeo por nove países árabes do Oriente Médio, na qual o secretário de Estado está explicando aos seus parceiros árabes os planos de retirada das tropas de seu país da Síria. EFE