Topo

"#MeToo deve influenciar na tomada de decisões", afirma ex-ministra de Israel

07/03/2019 10h36

María Sevillano.

Jerusalém, 7 mar (EFE).- A veterana política israelense, Tzipi Livni, ex-ministra, ex-chefe de negociações e ex-líder da oposição, fez uma reflexão durante uma entrevista à Agência Efe sobre a luta pela igualdade entre homens e mulheres pouco depois de anunciar sua retirada da linha de frente da política em seu país.

Livni é diplomata, advogada, ex-deputada e trabalhou no Mossad (serviço de Inteligência de Israel) durante quatro anos na década de 80.

Nascida em 8 julho de 1958 em Tel Aviv, trabalhou de perto com Ariel Sharon e mais tarde foi braço-direito do ex-primeiro-ministro Ehud Olmert.

Hoje em dia, Livni é conhecida por muitos como a mulher mais poderosa politicamente em Israel desde Golda Meir (1898-1978), que foi a quarta mulher primeira-ministra do mundo.

Livni ocupou o cargo de ministra por oito vezes e é a mulher que mais pastas ministeriais administrou em Israel.

.

PERGUNTA: Em 1975, coincidindo com o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas celebraram o Dia Internacional da Mulher pela primeira vez no dia 8 de março. Hoje, 44 anos depois, você considera que existe igualdade entre mulheres e homens?.

RESPOSTA: Está claro que o mundo mudou desde 1975, mas há muitas coisas que devem ser feitas no futuro. Está claro que o status das mulheres não é o que costumava ser. Vimos nos últimos anos todas estas mudanças, um movimento enorme (MeToo) dizendo que temos o poder de dizer que não, que somos iguais. E acredito que isto não são apenas coisas de mulheres, algo pelo o que as mulheres necessitam lutar, mas é uma representação das sociedades nas quais vivemos. É também papel e responsabilidade dos homens entender que igualdade tem um significado não só para as mulheres, mas para qualquer ser humano na mesma sociedade.

.

P: Movimentos como o "MeToo" puseram na primeira linha do debate social e político o papel da mulher nas nossas sociedades. Uma das conclusões nas quais coincidem todos os que defendem a igualdade é que as meninas e adolescentes necessitam de mais referências femininas em todos os âmbitos e que sejam eliminados os estereótipos. Neste sentido, que mensagem daria a uma menina ou adolescente?.

R: Acredito que o "MeToo" não deveria ser só sobre mulheres que foram afetadas por assédio sexual. O "MeToo" também significa "MeToo" no poder, "MeToo" no processo de tomada de decisões, "MeToo" na liderança. E acredito que isto é algo que cada mulher jovem necessita absorver, entender e lutar por isso. Um entendimento profundo, interno, que temos nossos sonhos que se podem tornar realidade, e que não deveríamos pedir a ninguém que nos diga sim. Temos que agarrar as oportunidades e fazer tudo o que acreditemos que é o correto.

.

P: O Fórum Econômico Mundial diz que ainda devem passar 100 anos para que consigamos a igualdade real entre mulheres e homens. Acredita que o caminho é tão longo? O que é possível fazer para acelerar o processo?.

R: Isto depende de nós. Depende do que estamos dispostos a fazer, se estamos dispostos a lutar pelo direito não só para nós, mas para outras mulheres, a ter os mesmos direitos nos lugares nos quais vivem. É a responsabilidade da liderança, dos eleitores. E a minha esperança é que aceleraremos este processo, que veremos a próxima geração com o entendimento profundo de que as mulheres são iguais.

.

P: É difícil se retirar da política agora, com o terremoto que sacode a política israelense neste momento?

R: Sim, é muito difícil para mim, mas estou na política israelense há 20 anos. Luto e lutei por manter a natureza de Israel como uma democracia, lutei pela paz entre Israel e os palestinos, mas desta vez descobri que concorrer somente com isto na agenda, como uma plataforma, não consegue o voto popular. Portanto, prefiro ficar de lado e dar oportunidade àqueles que se apresentam desta vez, esperamos, para substituir o atual governo israelense.

.

P: Há especialistas que asseguram que sua decisão de se retirar da primeira linha política é um reflexo da falta de interesse de muitos israelenses na paz com os palestinos e na política em geral.

R: Isso é verdade, infelizmente. Acredito que uma grande maioria dos israelenses pensa que não há esperança para a paz, que não é viável, que não é tangível. E francamente, os americanos vão pôr o plano (de paz) sobre a mesa só depois das eleições, portanto não está na agenda atual. Mas, para mim, é a razão pela qual me uni à política israelense, porque acredito que seja necessário. É necessário. Necessitamos manter Israel como um Estado judaico democrático, para manter a maioria judaica, para nos separar dos palestinos, para conseguir a paz com eles, e, portanto, sim, é verdade. Descobri que é menos popular nestes dias, mas é essencial para o futuro do Estado de Israel.

.

P: Então, o que preocupa os israelenses?.

R: Depende. É uma questão de identidade, segurança. E falando sobre o Dia da Mulher, a nossa habilidade para tomar decisões sobre segurança não são menores do que as de qualquer homem, ou qualquer general, mas no que tem a ver com imagens e percepções, existe esta imagem de monopólio dos homens. E eu estou totalmente em desacordo com isso. EFE