Topo

Ministro de Relações Exteriores alemão viajará para Brasil, Colômbia e México

26/04/2019 10h27

Berlim, 26 abr (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, iniciará na próxima segunda-feira uma viagem à América Latina que o levará a Brasil, Colômbia e México, e durante a qual também vai se reunir com representantes da oposição da Venezuela.

A chancelaria alemã informou que a viagem faz parte de uma nova iniciativa do governo para intensificar as relações com a América Latina.

O objetivo, segundo o ministério, é intensificar a cooperação relacionada a direitos humanos, assim como a economia, ciência e cultura.

Nesse contexto, será realizada em Berlim, no final de maio, uma conferência sobre a América Latina com representantes dos governos e da sociedade civil da região.

A viagem de Maas à América Latina começará no Brasil, onde o ministro alemão, além de se reunir com o presidente Jair Bolsonaro e representantes do Governo, terá encontros com ativistas para a defesa dos direitos das mulheres.

Na Colômbia, Maas terá reuniões com o presidente Iván Duque; com o ministro de Relações Exteriores, Carlos Holmes Trujillo; e com representantes da oposição venezuelana.

Ainda na Colômbia, além de temas bilaterais, o desenvolvimento do processo de paz estará no centro das conversas e Maas visitará um acampamento de ex-guerrilheiros desmobilizados das Farc.

No México, Maas se reunirá com o ministro de Relações Exteriores, Marcel Ebrard. EFE