Arábia Saudita bombardeia Iêmen e acusa o Irã de ataque a seu oleoduto
A Arábia Saudita confirmou hoje o bombardeio de vários "alvos legítimos" na capital do Iêmen, controlada pelos houthis, e acusou o Irã de ter ordenado aos rebeldes iemenitas os ataques com drones na terça-feira contra um oleoduto em território saudita.
Em comunicado, a coalizão internacional liderada pela Arábia Saudita afirmou que atacou vários "alvos legítimos", que incluem bases militares e armazéns de armas e de munição controlados pelos houthis, milícia que considera "terrorista".
A aliança árabe afirmou que os ataques foram "precisos" e "atingiram os alvos", mas não informou se houve vítimas por causa dos ataques.
O Ministério da Saúde controlado pelos houthis informou que pelo menos seis civis morreram hoje e outras 32 pessoas ficaram feridas pelos bombardeios.
Os aviões da coalizão árabe realizaram o amplo ataque em Sana contra alvos militares e bairros residenciais dois dias depois de os rebeldes iemenitas bombardearem um oleoduto na Arábia Saudita com aviões não tripulados.
O vice-ministro de Exteriores da Arábia Saudita, Adel al Yubeir, escreveu hoje em seu Twitter que "os houthis são parte indivisível da Guarda Revolucionária do Irã e obedecem suas ordens".
"Isto se confirma pelo ataque dos houthis a instalações no reino", acrescentou Yubeir.
A coalizão militar afirmou em comunicado que esses ataques, feitos com drones na terça-feira passada, são "graves violações" das leis internacionais e "podem ser considerados crimes de guerra".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.