Topo

Maduro recebe missão do Grupo Internacional de Contato em Caracas

16/05/2019 22h22

Caracas, 16 mai (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu nesta quinta-feira no Palácio de Miraflores a missão política do Grupo Internacional de Contato, que está em Caracas para dialogar com o chavismo e com a oposição para buscar uma saída para a crise que abala o país.

A emissora estatal de televisão "VTV" exibiu imagens da chegada da missão ao palácio presidencial. Eles foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza.

Maduro disse no Twitter que a reunião serviu para informar os representantes do Grupo Internacional de Contato sobre as "consequências do bloqueio e das sanções impostas pelo império dos Estados Unidos contra a Venezuela".

Segundo a "VTV", fazem parte da missão representantes de Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Holanda, todos membros do grupo, do qual também fazem parte Suécia, Reino Unido, Costa Rica, Uruguai, Equador e Bolívia.

Não há informações sobre a agenda da missão política do Grupo Internacional de Contato. No entanto, havia a previsão de um encontro com o líder do parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino do país por mais de 50 governos. A reunião foi revelada pelo próprio Guaidó.

Embaixadores e representantes dos países europeus que fazem parte do grupo realizaram encontros com chavistas e opositores na semana passada para conversar sobre uma possível negociação.

O grupo foi formado por iniciativa da União Europeia (UE) e tem como objetivo encontrar uma saída pacífica para a crise da Venezuela, mediante a realização de novas eleições e a distribuição de ajuda humanitária para a população do país. EFE