Topo

Theresa May pode anuncia nesta sexta-feira a data de sua renúncia, diz "BBC"

24/05/2019 05h12

Londres, 24 mai (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, pode anunciar nesta sexta-feira sua intenção de renunciar depois de quase três anos à frente do Governo, e 10 de junho seria a data para iniciar o processo da sua sucessão, informa a "BBC".

A chefe do governo conservador se reúne hoje, em sua residência oficial, com o presidente do seu grupo parlamentar, Graham Brady, para determinar o processo de sua saída, após a forte pressão interna de seu partido pelo fracasso de sua gestão no processo do "brexit".

Os veículos de imprensa locais mencionam 10 de junho como a data em que começaria a sucessão de May como líder dos conservadores e do governo do Reino Unido, que pode ser finalizada no final de julho, antes do recesso parlamentar de verão.

A premier estará, no entanto, à frente do governo durante este processo de eleição interna, que começará, segundo a mídia local, após a visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entre os dias 3 e 5 do próximo mês.

A reunião de hoje entre May e Brady (presidente do chamado Comitê 1922), acontecerá um dia após a participação britânica nas eleições europeias, onde o Partido do Brexit, de Nigel Farage, surge como favorito, mas os resultados serão conhecidos somente no próximo domingo, quando termina a participação do restante dos países da União Europeia (UE).

O Reino Unido determinou sua saída da UE para o dia 31 de outubro após solicitar um adiamento da data que inicialmente estava estabelecida para 29 de março deste ano. EFE