Topo

Pesquisas apontam vitória de coalizão de Merkel nas eleições europeias

26/05/2019 14h11

Berlim, 26 mai (EFE).- A coalizão liderada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, venceu as eleições para a Eurocâmara deste domingo, segundo pesquisa feita pela emissora pública "ZDF", mas com uma queda notável no número de votos em relação aos obtidos em 2014.

Caso confirmados os resultados indicados pela pesquisa, o bloco de Merkel, formado por União Democrata-Cristã (CSU) e União Social-Cristã (CSU), obteria 27,5% dos votos, uma queda de sete pontos percentuais em relação ao pleito europeu de 2014.

Por outro lado, os Verdes se tornariam a segunda força da Alemanha no Parlamento Europeu, com 20,5%, ultrapassando o Partido Social-Democrata (SPD), que, em nova derrota histórica, teria caído para a terceira posição, com 15,5% da preferência do eleitorado.

O quarto lugar, segundo a pesquisa, ficou com o Alternativa para a Alemanha (AfD), grupo de extrema direita do país, com 10,5%.

A coalizão entre CDU e CSU tem como cabeça de chapa o líder do Partido Popular Europeu (PPE), Manfred Weber, candidato também a presidir a Comissão Europeia na próxima legislatura da Eurocâmara.

Já os Verdes, de acordo com a pesquisa, teriam obtido quase o dobro dos votos das eleições europeias realizadas há cinco anos, consolidando um crescimento já registrado pleito geral de 2017.

Por outro lado, o SPD vive movimento oposto. Derrotado mais uma vez por Merkel na última eleição realizada no país, o partido não consegue se recuperar nas urnas e, confirmados os números indicados na pesquisa, terá perdido 12 pontos percentuais no pleito europeu em relação aos votos obtidos em 2014.

A AfD cresceu em relação há cinco anos, quando teve 7,4% da preferência do eleitorado do país nas últimas eleições europeias, mas os 10,5% registrados na pesquisa representam uma queda na comparação com os 12% do último pleito geral da Alemanha.

Não bastasse o resultado ruim nas eleições europeias, o SPD deixará de ser, após 73 anos, a principal força no "land" de Bremen, que realizou hoje novas eleições regionais.

Segundo pesquisa da "ZDF", os social-democratas tiveram 24,5% dos votos, atrás da CDU, com 26,5%. Os Verdes também cresceram no pequeno estado, de apenas 500 mil eleitores, e tiveram 18,5% da preferência do eleitorado.

Quase 65 milhões de eleitores estavam aptos a votar na Alemanha, o país mais populoso da União Europeia e que elege o maior número de representantes na Eurocâmara: 96 do total de 751. EFE