Topo

Guaidó agradece Austrália por apoio e alerta sobre êxodo maior que o da Síria

09/06/2019 23h56

Sydney (Austrália), 10 jun (EFE).- O líder opositor da Venezuela Juan Guaidó, reconhecido por mais de 50 países como presidente interino, agradeceu nesta segunda-feira (data local) à Austrália por seu apoio à iniciativa para convocar novas eleições no país sul-americano e alertou sobre um êxodo maior que o da Síria.

"O que a comunidade internacional fez é muito importante: o reconhecimento da nossa Constituição e a mim como presidente encarregado. A Austrália o fez dessa maneira, o que agradecemos muitíssimo, (com) as sanções ou a proteção de ativos que solicitamos", disse Guiadó à emissora australiana de televisão "ABC".

O Governo da Austrália reconheceu em janeiro Guaidó como presidente interino "em concordância com a Constituição da Venezuela e até que sejam realizadas eleições", ao pedir uma transição para a democracia.

Guaidó pediu à comunidade internacional para continuar pressionando para que se convoque eleições e "acabe a usurpação" que atribui ao governo de Nicolás Maduro, ao mesmo tempo ressaltando que o problema da Venezuela é de todo o mundo.

"Há quatro milhões de emigrantes. Projeta-se que se o fluxo continuar vamos superar a Síria em número de emigrantes", acrescentou Guiadó, classificando a situação humanitária de "complexa". EFE