Topo

Presidente do Cazaquistão vota nas eleições presidenciais do país

09/06/2019 06h37

Nursultan, 9 jun (EFE).- O candidato à presidência do Cazaquistão pelo partido Nur Otan e atual presidente, Qasim-Yomart Tokayev, votou neste domingo nas eleições presidenciais em um colégio de Nursultan, capital do país centro-asiático.

"O Cazaquistão vai manter a continuidade. Em relação à política externa, manteremos a encaminhada pelo primeiro presidente do Cazaquistão, o senhor Nursultan Nazarbayev", afirmou Tokayev em declarações à imprensa.

Logo depois, o ex-presidente Nursultan Nazarbayev também votou, depois de sua filha, a atual presidente do Senado, Daguira Nazarbayeva.

"Este ano realizamos eleições especiais, eu me afastei das minhas responsabilidades (como presidente) e cedemos constitucionalmente o poder a outra geração", declarou Nazarbayev.

O ex-presidente afirmou que considerava este passo "correto".

"O nosso país, da mesma forma que todos os estados democráticos, deve mudar de poder, devem vir novas gerações com novas ideias que elevem o Cazaquistão a novas alturas", acrescentou o ex-chefe de governo do país.

Também exerceu seu direito ao voto a única mulher candidata da disputa, Daniya Yespayeva, pelo partido Ak Zhol.

"Está claro que eu acredito em ganhar e considero que isso é possível porque o partido me promoveu. Represento as mulheres, a intelectualidade, os empresários do Cazaquistão. Penso que tenho grandes chances de ganhar", declarou Yespayeva à imprensa.

Também já votaram o comunista Jambyl Ahmetbekov, o escritor Sadybek Tugel, representante da associação pública "Uly Dala Kyryndyry" (Águias da Grande Estepa, em cazaque), o representante da Federação de Sindicatos Amangeldy Taspikhov e Toleutai Rakhimbekov, pelo partido Ayyl.

Ao meio-dia deste domingo (hora local) já tinham votado 35,1% dos eleitores com direito a voto, segundo informou Lyazzat Suleimen, representante da Comissão Eleitoral Central do país.

O Ministério de Defesa da República informou que mais de 96% dos militares votaram mais cedo nos 19 colégios eleitorais habilitados nas unidades.

Tokayev, aliado próximo de Nazarbayev desde a independência e que chegou em março à presidência após vários anos de longa espera, lidera as pesquisas, muito na frente dos demais candidatos.

Amirzhan Kosanov, representante da legenda opositora Ult Tagdyry, é o único candidato que pode ameaçar o atual presidente e candidato governista, embora tenha sido apenas pelo fato de propor sua candidatura, já que o resto da oposição decidiu boicotar o pleito.

O terceiro candidato em preferência é a que monopolizou mais manchetes nas últimas semanas, Yespayeva, já que é a primeira mulher a concorrer à presidência na história da democracia na Ásia Central, cujos cinco países são muçulmanos e ultraconservadores. EFE