Topo

Putin e Trump falarão sobre Venezuela, Coreia do Norte e Irã, segundo Kremlin

26/06/2019 13h11

Moscou, 26 jun (EFE).- Os presidentes de Rússia, Vladimir Putin, e Estados Unidos, Donald Trump, abordarão na próxima sexta-feira, à margem da Cúpula do G20 em Osaka, a situação na Venezuela, o programa nuclear iraniano e a desnuclearização da península coreana, informou nesta quarta-feira o Kremlin.

Segundo o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, a reunião, na qual Putin e Trump estarão acompanhados por "quatro ou cinco" membros das suas respectivas delegações, terá uma duração de aproximadamente uma hora, mas isso "depende muito dos próprios líderes".

A expectativa é que os presidentes abordem temas relacionados à estabilidade estratégica, conflitos regionais e relações bilaterais.

Em particular, Putin e Trump falarão sobre Síria, Coreia do Norte, Afeganistão, Venezuela e o programa nuclear iraniano, antecipou Ushakov.

O governante americano tinha anunciado previamente uma reunião com Putin em Osaka, embora a rresidência da Rússia não tenha confirmado o encontro até esta terça-feira.

Segundo um funcionário do alto escalão da Casa Branca, Putin e Trump também falarão sobre a Ucrânia. Quanto à Venezuela, indicou à Agência Efe que "é possível" que seja um tema da conversa.

Na semana passada, Putin afirmou que o diálogo com os EUA é "sempre bom" e que a Rússia tem vários assuntos a tratar com os americanos, entre eles a segurança global e o desarmamento.

No entanto, admitiu que "nem tudo será fácil", já que Trump se verá condicionado pela campanha para as eleições presidenciais de 2020.

A reunião em Osaka será a segunda entre Putin e Trump depois da que tiveram há quase um ano em Helsinque.

Outro encontro previsto para novembro do ano passado por ocasião da Cúpula do G20 em Buenos Aires foi cancelado pelo presidente americano, depois que a Rússia capturou três navios ucranianos e suas tripulações no estreito de Kerch.

Durante sua visita a Osaka para participar da cúpula do G20, Putin também se reunirá com o presidente da França, Emmanuel Macron, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e fará "uma breve troca de opiniões" com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker.

Além disso, na sexta-feira Putin terá um encontro informal com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente da China, Xi Jinping, enquanto ao término da cúpula encontrará o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman.

Também está sendo preparado um encontro com a primeira-ministra interina do Reino Unido, Theresa May. EFE