Topo

Bolsonaro afirma que "passar fome no Brasil é uma grande mentira"

19/07/2019 13h06

Brasília, 19 jul (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que é uma "grande mentira" que haja fome no Brasil e comentou que não se vê nas ruas pessoas "com físico esquelético" como em outros países.

"O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não se come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo", declarou Bolsonaro durante um café da manhã com correspondentes estrangeiros no Palácio do Planalto em Brasília.

Um levantamento feito por agências da ONU e divulgado em 2017 indica, no entanto, que 5,2 milhões de pessoas passaram um ou mais dias sem consumir alimentos no Brasil.

Além de contestar os dados das Nações Unidas, Bolsonaro criticou que os governos anteriores tenham atrelado a distribuição de riqueza à concessão de bolsas.

"O que tira homens e mulheres da miséria é o conhecimento e, nos últimos 30 anos, a educação nunca foi tão ruim no Brasil", acrescentou o presidente, que deu como exemplo Israel, que consegue exportar produtos agrícolas com uma área de superfície menor e mais árida que a do Brasil.

"Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso. O que a gente tem que fazer é facilitar a vida do empreendedor, de quem quiser produzir, e não fazer um discurso focado na massa. Se acontecer isso, acabaremos como a Venezuela", destacou Bolsonaro. EFE