Topo

May entrega o cargo de premiê e pede Brexit que beneficie a todo o Reino Unido

Theresa May dá seu último discurso como primeira-ministra do Reino Unido - Tolga Akmen/AFP
Theresa May dá seu último discurso como primeira-ministra do Reino Unido Imagem: Tolga Akmen/AFP

Em Londres

24/07/2019 11h23

A primeira-ministra britânica em final de mandato, Theresa May, disse hoje que confia que seu sucessor, o também conservador Boris Johnson, possa concretizar um Brexit que beneficie a todo o Reino Unido e lhe desejou sorte nos próximos anos.

Em um breve discurso ao país à porta do número 10 da Downing Street, que foi sua residência oficial nos três últimos anos, May afirmou que foi "a maior das honras" ter servido durante este tempo como chefe de governo do Reino Unido.

May foi hoje ao palácio de Buckingham para apresentar formalmente sua renúncia à rainha Elizabeth II e recomendar-lhe que peça a Johnson que forme um novo governo.

"Repito as minhas calorosas felicitações a Boris por ter ganhado a eleição da liderança. Desejo a ele e ao governo que presidir boa sorte nos meses e anos vindouros. Seus sucessos serão os sucessos do nosso país e espero que sejam muitos", declarou May, visivelmente emocionada e acompanhada pelo seu marido, Philip.

A dirigente conservadora aproveitou a ocasião para elogiar as políticas aplicadas pelos governos de seu partido nos últimos nove anos e ressaltou que a economia melhorou, assim como os serviços públicos.

"Certamente, fica muita coisa por fazer. A prioridade imediata é completar nossa saída da União Europeia de uma forma que beneficie a todo o Reino Unido", ressaltou.

Por fim, May também dedicou uma mensagem de apoio às mulheres para que se encorajem a entrar na política ao dizer-lhes que "não há limites" sobre o que podem "alcançar".