Topo

Ministro da Economia britânico renuncia antes da posse de Boris Johnson

O ministro da Economia do Reino Unido, Philip Hammond - Ben Stansall/AFP
O ministro da Economia do Reino Unido, Philip Hammond Imagem: Ben Stansall/AFP

Em Londres

24/07/2019 10h25

O ministro da Economia do Reino Unido, Philip Hammond, apresentou hoje sua renúncia, poucas horas antes da nomeação oficial de Boris Johnson como novo chefe de governo.

Em carta dirigida à ainda primeira-ministra Theresa May, Hammond afirmou que seu sucessor "deve ter a liberdade" de escolher um ministro da Economia "totalmente alinhado com sua posição política".

Como manifestou em várias ocasiões, o agora ex-ministro não é partidário de sair da União Europeia (UE) sem um acordo, um cenário que não é descartado por Johnson.

O político conservador afirmou na carta que, "apesar da incerteza gerada pelo Brexit", seu ministério foi capaz de criar um "notável progresso na reconstrução das finanças públicas", assim como de preparar a economia britânica para as "oportunidades que estão por vir".

Hammond se torna assim o terceiro ministro a renunciar menos de 24 horas depois da eleição de Johnson como novo primeiro-ministro, com o apoio de 66% dos filiados do Partido Conservador em pleitos internos nos quais derrotou o ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt.

Os ministros da Justiça, David Gauke, e de Cooperação Internacional, Rory Stewart, apresentaram ontem suas cartas de renúncia, como fez também a secretária de Estado de Educação, Anne Milton, e o secretário de Estado para a Europa e as Américas, Alan Duncan.

Johnson terá esta tarde a audiência de rigor com a rainha Elizabeth II, com a qual se formalizará sua nomeação, e depois começará a informar os nomes dos ministros que integrarão seu gabinete.

A imprensa britânica especula que o atual ministro do Interior, Sajid Javid, pode ser o escolhido para substituir Hammond no comando da Economia, enquanto o nome da ex-ministra de Cooperação Internacional, Priti Patel, é cotado para a pasta de Interior.