Trump admite interesse na Groenlândia, mas garante não ser prioridade dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu neste domingo que a Groenlândia é estrategicamente interessante para o país, mas garantiu que a compra junto a Dinamarca não é uma prioridade.
"É apenas algo que conversamos. Surgiu a ideia, que estrategicamente é interessante", disse o líder político, em entrevista concedida na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, onde descansou por alguns dias.
Questionado sobre o status do interesse na aquisição da Groenlândia, Trump afirmou não se tratar da prioridade número 1 dos EUA e preferiu destacar a relação com o reino da Escandinávia.
"Somos aliados muito bons da Dinamarca. Protegemos a Dinamarca, assim como protegemos grande parte do mundo", destacou.
Horas antes da entrevista do presidente americano, o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, garantiu que Trump avalia a possível compra a Groenlândia.
"Não quero prever um resultado, só digo que o presidente, que sabe uma ou duas coisas sobre a compra de bens mobiliários, quer dar uma olhada", disse, em entrevista à emissora "Fox News".
Kudlow afirmou que o assunto está em andamento e garantiu que, o ex-presidente Harry Truman, que ficou no poder entre 1945 e 1953 tentou comprar a ilha. O jornal "The Washington Post" publicou que o antigo líder ofereceu US$ 100 milhões para comprar a ilha, logo depois da Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o mesmo veículo, na Casa Branca já foi discutida a legalidade da hipotética compra, o processo de incorporação de território e também de onde viria o dinheiro para a aquisição. A emissora "CNN", por sua vez, apontou que Trump pediu para o advogado da Pat Cipollone estudar a possibilidade.
Em nenhum momento, no entanto, os veículos americanos apontaram qual seria o motivo por trás do interesse pela Groenlândia, embora há suspeita da busca por recursos naturais ou foco na importância geográfica, pela proximidade com o Ártico.
O território é uma ilha situada na América do Norte, ao nordeste do Canadá, e coberto por gelo em 75% da superfície. Politicamente, pertence a Dinamarca, mas se trata de território autônomo desde 2009.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.