Irã adverte EUA contra interceptação de petroleiro que deixou Gibraltar
O Irã advertiu hoje o governo dos Estados Unidos contra a captura de um petroleiro iraniano que zarpou no domingo de Gibraltar, onde estava retido desde 4 de julho.
"O Irã enviou as advertências necessárias às autoridades americanas pelos canais oficiais para que não cometam erro semelhante, que teria graves consequências", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Abbas Musavi.
O petroleiro, retido desde 4 de julho em Gibraltar, levantou âncora no domingo à noite e navegava rumo ao sul, de acordo com site de monitoramento Marine Traffic. As autoridades de Gibraltar não confirmaram a partida e o destino, assim como a carga, não foi revelado.
Gibraltar havia ordenado a detenção do navio, suspeito de transportar petróleo para a Síria, o que violaria as sanções europeias contra o país em guerra. O petroleiro foi autorizado a deixar o território britânico após uma garantia de que a carga não seria entregue à Síria.
O antigo "Grace 1", de bandeira panamenha, foi rebatizado como "Adrian Darya", desta vez com pavilhão iraniano.
A retenção do petroleiro por Gibraltar e a Marinha britânica provocou uma crise diplomática entre Teerã e Londres. O Irã respondeu com a interceptação de três petroleiros, incluindo um de bandeira britânica, em 19 de julho, mas negou uma medida de represália.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.