Topo

Ataque em escola na Finlândia deixa pelo menos 1 morto e 10 feridos

Polícia em local onde ocorreu ataque na Finlândia - Hannu Rainamo/Lehtikuva/AFP
Polícia em local onde ocorreu ataque na Finlândia Imagem: Hannu Rainamo/Lehtikuva/AFP

01/10/2019 13h19

Um ataque com arma branca deixou pelo menos um morto e dez feridos, incluindo o agressor, hoje em uma instituição de ensino na cidade de Kuopio, na região central da Finlândia, segundo confirmou a polícia em entrevista coletiva.

De acordo com a polícia, foi constatada a morte de uma menina jovem, provavelmente uma aluna, enquanto vários estudantes ficaram feridos, assim como um professor, um policial e o próprio agressor.

Dois dos feridos já receberam alta e oito permanecem internados, dois deles em estado grave - entre eles o agressor -, mas sem risco de morte.

O agressor é um jovem finlandês sem antecedentes criminais nascido em 1994 e estudante da instituição de ensino onde ocorreu o ataque. Ainda não há informações sobre a sua identidade e os possíveis motivos da agressão. Alguns colegas o descreveram como um jovem retraído e bom aluno, segundo a imprensa local.

A instituição de ensino profissionalizante de Savo, onde aconteceu o ataque, fica localizada dentro do shopping Herman, quatro quilômetros ao sul do centro de Kuopio.

Segundo testemunhas, o agressor chegou à aula 15 minutos atrasado e carregando uma bolsa grande, da qual tirou uma espada que usou para atacar o professor e vários estudantes, que tentaram se defender com cadeiras.

O pânico se espalhou pelo centro de ensino, onde havia cerca de 300 alunos, a maioria entre 16 e 19 anos, e aproximadamente 30 professores. O agressor aproveitou a confusão para causar um incêndio com um líquido inflamável, mas a rápida atuação dos bombeiros evitou que uma tragédia ainda maior acontecesse.

A imprensa local informa que o agressor tentou escapar pelos corredores do shopping armado com a espada e enfrentou vários policiais, que dispararam duas vezes contra ele antes de realizarem a detenção. Os agentes apreenderam junto ao jovem um sabre e uma arma de fogo.

As forças de segurança realizaram uma batida na residência do agressor, onde encontraram uma bomba caseira e apreenderam computadores.

"O ato violento na escola profissionalizante Savo, em Kuopio, é assustador e totalmente condenável. Em meu nome e de todo o governo, estendo as minhas condolências a todos os familiares", escreveu no Twitter o primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne.

Este é o quarto incidente de violência com morte ocorrido nos últimos 12 anos em instituições de ensino na Finlândia, país que conta com um dos melhores sistemas educacionais do mundo, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).