UE deixa decisão sobre prorrogação do Brexit para a semana que vem
A União Europeia (UE) não fechou hoje um acordo sobre quanto durará a nova prorrogação do prazo de saída do Reino Unido do bloco, motivo pelo qual os embaixadores dos 27 Estados-membros voltarão a se reunir na semana que vem.
Os diplomatas dos países que permanecerão na UE após o Brexit, que se encontraram nesta manhã para abordar a questão, devem se reunir novamente na segunda ou na terça-feira para tomar uma decisão sobre a duração da extensão, segundo fontes do bloco.
Os embaixadores já se mostraram dispostos a conceder uma nova prorrogação a Londres durante a reunião anterior, na quarta-feira, com o objetivo de evitar uma saída sem pacto do Reino Unido.
Sendo assim, embora seja praticamente certo que Bruxelas adiará de novo a data do Brexit, ainda é preciso decidir quanto tempo durará a prorrogação do prazo.
A própria porta-voz da Comissão Europeia (CE), Mina Andreeva, admitiu nesta sexta-feira que foi pactuado "o princípio de uma extensão" e que os responsável continuarão trabalhando no assunto nos próximos dias.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, forçado pelo Parlamento britânico, solicitou na semana passada à UE uma prorrogação de três meses da data de saída, prevista atualmente para 31 de outubro.
Nesta sexta-feira, o negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, reconheceu após participar da reunião de embaixadores que os 27 Estados-membros não foram capazes de decidir a duração da prorrogação, mas classificou a discussão como "excelente".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.