Topo

Esse conteúdo é antigo

Portugal chega a 820 mortes e prepara teste sorológico em 1,7 mil pessoas

Mulher usa máscara para se proteger do coronavírus em Portugal - Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
Mulher usa máscara para se proteger do coronavírus em Portugal Imagem: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

23/04/2020 14h32

Portugal chegou a 820 mortes por covid-19, após as 35 registradas nas últimas 24 horas, revelou nesta quinta-feira o governo local, que prepara teste sorológico em 1,7 mil cidadãos para obter uma amostra representativa de pessoas que podem ter contraído o vírus e desenvolveram anticorpos contra ele.

O secretário de Estado da Saúde, António Sales, disse hoje que o número de positivos aumentou 1,7% nas últimas 24 horas, subindo para 22.353 casos do novo coronavírus.

Além disso, ele afirmou que 60% dos casos e 58% das mortes foram registrados no norte do país.

Desde 1º de março, 302 mil testes foram realizados em Portugal, o que representa uma média de 27.925 para cada milhão de habitantes.

Portugal prevê um processo gradual de "desconfinamento" a partir de 2 de maio, com base na estabilidade da curva positiva que permitiu a recuperação de 1.201 pacientes até o momento.

A situação nos hospitais também está cada vez mais atenuada, com 204 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), de modo que está sendo elaborado um plano para recuperar a atividade de consultas e cirurgias, acrescentou a autoridade portuguesa.

A pandemia da covid-19 forçou o adiamento de aproximadamente 500 mil consultas e 9 mil cirurgias, atividades que serão recuperadas gradualmente.

Portugal buscará um equilíbrio entre "saúde, atividade social e economia", afirmou hoje, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, ressaltado que "embora a situação não seja fácil", concluiu.