Topo

Esse conteúdo é antigo

Explosão em Beirute deixa membros das forças de paz da ONU gravemente feridos

05/08/2020 00h55

Alguns membros da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) ficaram gravemente feridos devido à grande explosão ocorrida nesta terça-feira no porto de Beirute, que afetou um de seus navios atracados no cais.

"Como resultado da grande explosão que sacudiu o porto de Beirute à tarde, um dos navios da força marítima da Unifil atracado no porto foi danificado, e alguns dos capacetes azuis (como são conhecidos os membros das forças de paz) ficaram feridos, alguns deles gravemente", disse a própria Unifil em comunicado, sem citar números.

A missão informou ainda que os integrantes feridos foram levados aos hospitais mais próximos.

"Estamos ao lado do povo e do governo do Líbano durante este período difícil e estamos prontos para ajudar e oferecer assistência", disse o comandante da Unifil, general Stefano del Col, no comunicado.

A missão está presente desde 2006 no sul do Líbano sob a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que pôs fim à guerra entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah.

Até o início da noite desta terça-feira (pelo horário de Brasília), autoridades do Líbano haviam contabilizado 78 mortos e cerca de 4 mil feridos devido à explosão, cuja origem ainda está sendo investigada.