Topo

Esse conteúdo é antigo

Moscou fecha escolas por duas semanas devido ao aumento de casos de covid-19

12.mai.2020 - Jovens andando nas ruas de Moscou, na Rússia, durante pandemia - Valery Sharifulin / TASS
12.mai.2020 - Jovens andando nas ruas de Moscou, na Rússia, durante pandemia Imagem: Valery Sharifulin / TASS

29/09/2020 17h52

O prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, decretou nesta terça-feira o fechamento das escolas da capital russa por duas semanas devido ao aumento dos casos confirmados de Covid-19.

"Por recomendação dos médicos, e levando em conta o aumento das doenças respiratórias no outono e o aumento dos casos de Covid-19, tomei a decisão de aumentar a duração das férias de outono para duas semanas", explicou Sobyanin em seu blog.

Desta forma, o prefeito determinou o fechamento das escolas primárias e secundárias, incluindo centros esportivos, de 5 a 18 de outubro. As creches não estão incluídas na medida.

Sobyanin explicou que durante estas duas semanas "não haverá ensino a distância" e recomendou que os jovens passeiem em pátios interiores ou parques próximos, mas que evitem shoppings e o transporte público.

"Isto é muito importante. Hoje, uma grande parte dos doentes, e não poucas vezes assintomáticos, são crianças. Ao chegarem em casa, podem transmitir muito facilmente o vírus para os idosos da família, que ficam doentes em estado muito mais grave", detalhou.

Tradicionalmente, as férias escolares são de uma semana e no início de novembro, quando a temperatura pode cair para zero grau Celsius. Os alunos russos já tiveram que estudar a distância do final de março até o fim do ano letivo devido à pandemia de Covid-19.

As autoridades de saúde de Moscou confirmaram 2.367 casos 23 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 290 mil o total de contágios na cidade desde o início da pandemia. Em toda a Rússia, 1.167.805 casos já foram confirmados, entre eles 20.545 óbitos.