Topo

Esse conteúdo é antigo

Portugal registra maior número diário de mortes por covid-19 desde junho

7.mai.2020 - De máscara, pessoas observam o mar em praia de Espinho, em Portugal, então fechada para banhistas - Rita Franca/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
7.mai.2020 - De máscara, pessoas observam o mar em praia de Espinho, em Portugal, então fechada para banhistas Imagem: Rita Franca/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

06/10/2020 20h35

Portugal registrou nesta terça-feira mais 14 mortes por covid-19, o maior número de óbitos em um mesmo dia desde 1º de junho, de acordo com boletim que indica queda para 427 da quantidade de infecções pelo novo coronavírus.

De acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS) 80.312 pessoas foram infectadas pelo SARS-CoV-2 no país desde o início da pandemia, e 2.032 delas faleceram.

Apesar do aumento das mortes, o número de contágios caiu justamente no final de um feriado nacional prolongado, que terminou nesta segunda-feira, mantendo a tendência de baixa que costuma ser observada no país após dos domingos.

Há dois dias, Portugal havia registrado um dos piores números para um fim de semana, com 1.867 novos casos em dois dias.

Pouco mais da metade dos resultados positivos para o novo coronavírus reportados nesta terça-feira, 54%, foram registrados na região Norte do país e 30,7% deles na área de Lisboa e Vale do Tejo, a mais afetada pelo novo coronavírus.

Com relação aos óbitos, dez deles ocorreram na capital do país, três no Norte, e um no Centro.

Atualmente, há 732 infecções ativas em Portugal, 31 a mais que nesta segunda-feira. Ao todo, 104 pessoas estão internadas em unidades de terapia intensiva para tratamento da Covid-19.

Portugal mantém o estado de contingência, o que implica restrições de horário para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, que não podem abrir antes das 10h, e devem fechar entre 20h e 23h, de acordo com o estabelecido por cada município.

Além disso, é proibido reunir mais de dez pessoas em um mesmo local, e em praças de alimentação de shoppings e lanchonetes que ficam a menos de 300 metros de escolas as mesas podem ter no máximo quatro lugares.

A DGS recomendou em setembro o uso de máscara ao ar livre em locais muito movimentados e onde não é possível manter distância física.

Em Portugal, a máscara só é obrigatória em espaços fechados, como estabelecimentos comerciais, transportes e escolas.