França prevê início da vacinação contra covid-19 para final de dezembro
A França começará a vacinação contra o novo coronavírus "na última semana de dezembro", se "todas as condições estiverem reunidas", anunciou hoje o primeiro-ministro Jean Castex perante a Assembleia Nacional.
Para a primeira fase, que deve durar entre seis e oito semanas, o objetivo é vacinar um milhão de pessoas, as de mais idade, disse Castex perante os deputados, ao lado do ministro da Saúde, Olivier Véran, que pretende superar a relutância de parte significativa da população.
Em uma segunda fase, que se desenvolverá "em função dos insumos", envolverá a vacinação de 14 milhões de pessoas consideradas vulneráveis devido ao seu estado de saúde ou histórico médico e, claro, os profissionais da saúde.
"No final da primavera, vamos abrir a vacinação a toda a população", disse o premiê, lembrando que, dentro das compras coletivas feitas pela União Europeia, a França - que tem uma população de 67 milhões de habitantes - deve receber doses para vacinar 100 milhões de pessoas.
"Nenhuma vacinação, nem mesmo nas residências", frisou, "será feita sem o consentimento informado das pessoas envolvidas".
O primeiro-ministro disse estar convencido de que "a chegada da vacina marcará uma inflexão no combate à covid-19", mas "o início da campanha de vacinação não será o fim da epidemia" e por isso "continuará a ser essencial" seguir com as políticas e restrições de contenção.
A este respeito, confirmou que no dia 7 de janeiro, quanto estiverem disponíveis os primeiros resultados do comportamento da epidemia durante as férias de Natal, será estudada a reabertura de cinemas, teatros, museus e casas de shows, que inicialmente aconteceria ontem, mas acabou sendo adiada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.