Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS atribui crescimento global de casos de coronavírus a relaxamento

OMS atribui crescimento global de casos de coronavírus a relaxamento -                                 AFP
OMS atribui crescimento global de casos de coronavírus a relaxamento Imagem: AFP

01/03/2021 20h40

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu nesta segunda-feira que os novos casos globais diários de coronavírus tiveram o primeiro aumento após sete semanas, o que ele atribuiu ao relaxamento nas medidas de combate de algumas regiões e alguns países.

"Estamos trabalhando para entender melhor estes aumentos na transmissão, mas em alguns casos isso se deve a um relaxamento das medidas de saúde pública, juntamente com a circulação de novas variantes (do vírus) e pessoas baixando a guarda", declarou o especialista etíope em entrevista coletiva.

Na visão de Tedros, essa é uma tendência decepcionante, mas não surpreendente, e que se repete na Europa, nas Américas, no Oriente Médio e no Sul da Ásia. África e Leste Asiático são as exceções, segundo ele.

"As vacinas ajudarão a salvar vidas, mas se os países só confiam nelas estão cometendo um erro, pois as medidas de precaução que foram postas em prática em todo o mundo no ano passado, antes que os medicamentos de imunização estivessem disponíveis, devem ser mantidas", alertou.

Nos últimos dias, o número diário de casos de coronavírus no planeta ultrapassou 400 mil, quando em 16 de fevereiro caiu para cerca de 220 mil, o número mais baixo em quase 6 meses. O número cumulativo de infecções no mundo inteiro é de 113 milhões, enquanto o de mortes por Covid-19 ultrapassa 2,5 milhões.

"Precisamos testar, isolar e rastrear casos, quarentena e tratamento. Todo cidadão ainda precisa evitar lugares lotados, manter distância física, lavar as mãos, usar uma máscara e ventilar o local. Estamos em uma crise global que requer uma resposta global consistente e coordenada", resumiu Tedros.