Topo

Esse conteúdo é antigo

Especialista da EMA relaciona vacina da AstraZeneca a casos de trombose

06/04/2021 15h36

Roma, 6 abr (EFE).- O responsável pela estratégia de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Marco Cavaleri, disse que há uma relação direta entre o uso da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e os casos raros de formação de trombos.

"Na minha opinião, agora podemos dizer que está claro que há uma associação. Contudo, ainda não sabemos o que causa essa reação", afirmou o especialista, em uma entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal italiano "Il Messaggero".

"Agora é cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com AstraZeneca e casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos atípicos associados a uma baixa contagem de plaquetas", detalhou Cavaleri.

O representante da EMA também disse que a agência deve anunciar suas conclusões sobre a reação à vacina e "como ela acontece" ainda nesta terça-feira.

"Estamos tentando obter uma imagem precisa do que está ocorrendo, para definir com detalhes essa síndrome relacionada à vacina", explicou o italiano.

Cavaleri relatou que, "entre os vacinados há um número maior do que o esperado de casos de trombose cerebral com deficiência plaquetária entre jovens" e acrescentou que este é um fato que precisa ser dito.

O especialista também lembrou que, apesar de as mulheres jovens serem frequentemente "protagonistas de casos de trombose", elas "sofrem menos o efeito da Covid-19", o que torna essencial estudar "a relação risco-benefício" do imunizante.