Especialista da EMA relaciona vacina da AstraZeneca a casos de trombose
"Na minha opinião, agora podemos dizer que está claro que há uma associação. Contudo, ainda não sabemos o que causa essa reação", afirmou o especialista, em uma entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal italiano "Il Messaggero".
"Agora é cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com AstraZeneca e casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos atípicos associados a uma baixa contagem de plaquetas", detalhou Cavaleri.
O representante da EMA também disse que a agência deve anunciar suas conclusões sobre a reação à vacina e "como ela acontece" ainda nesta terça-feira.
"Estamos tentando obter uma imagem precisa do que está ocorrendo, para definir com detalhes essa síndrome relacionada à vacina", explicou o italiano.
Cavaleri relatou que, "entre os vacinados há um número maior do que o esperado de casos de trombose cerebral com deficiência plaquetária entre jovens" e acrescentou que este é um fato que precisa ser dito.
O especialista também lembrou que, apesar de as mulheres jovens serem frequentemente "protagonistas de casos de trombose", elas "sofrem menos o efeito da Covid-19", o que torna essencial estudar "a relação risco-benefício" do imunizante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.