Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do México promete investigar a fundo acidente no metrô da capital

Presidente do México promete investigar a fundo acidente no metrô da capital - Pedro Pardo/AFP
Presidente do México promete investigar a fundo acidente no metrô da capital Imagem: Pedro Pardo/AFP

04/05/2021 18h16

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, garantiu nesta terça-feira que será investigado a fundo o acidente no metrô da Cidade do México, que deixou 23 mortos e 79 internados até o momento.

"Haverá uma investigação a fundo, procurando saber a verdade, o que realmente aconteceu", disse o mandatário em entrevista coletiva no Palácio Nacional.

López Obrador afirmou que "absolutamente nada será ocultado" porque o "povo do México tem que conhecer toda a verdade".

O governante disse apoiar a postura do governo da capital, que momentos antes anunciou a solicitação de duas perícias, uma da Procuradoria-Geral e outra de alguma empresa internacional especializada.

"As coisas não são escondidas, a verdade é dita, sem mentir, sem roubar e sem trair o povo. Todos os dias será informado sobre este assunto lamentável", comentou o presidente.

López Obrador declarou que responsabilidade será estabelecida a partir das duas perícias, e pediu para que as pessoas "não entrem em especulações".

As obras da linha acidentada foram concluídas em 30 de outubro de 2012, quando o atual ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, era prefeito da capital.

O presidente enviou um "abraço fraterno e sincero" às famílias das vítimas. Até as 7h (horário local; 9h em Brasília) ainda habia quatro corpos de vítimas dentro dos vagões.

O acidente ocorreu por volta das 22h20 (horário local) de segunda-feira, entre as estações de Olivos e Tezonco. Em vídeo das câmeras de vigilância do governo, é possível observar a estrutura de uma ponte cedendo durante a passagem do trem, que caiu de uma altura de cerca de 20 metros, com dois vagões em formato de "V" em uma avenida por onde passavam outros veículos.