Topo

Esse conteúdo é antigo

Kamala Harris chega à fronteira com o México para tratar sobre imigração

Kamala Harris fala com agentes da Patrulha das Fronteiras em El Paso, no Texas  - PATRICK T. FALLON/AFP
Kamala Harris fala com agentes da Patrulha das Fronteiras em El Paso, no Texas Imagem: PATRICK T. FALLON/AFP

25/06/2021 16h44

Washington, 25 jun (EFE).- A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, chegou nesta sexta-feira à cidade de El Paso, no Texas, na fronteira com o México, para avaliar os efeitos da imigração irregular, proveniente principalmente de Honduras, El Salvador e Guatemala.

Em sua primeira visita à área fronteiriça como vice-presidente, Harris foi a um centro de detenção da Patrulha de Fronteira, onde se encontrará com alguns dos imigrantes indocumentados antes de se reunir com ativistas, advogados e várias ONGs.

"Estou feliz por estar aqui. Sempre foi meu plano vir aqui e acho que teremos um dia bom e produtivo", disse Harris à imprensa na entrada do centro de detenção.

Questionada sobre a importância de visitar a fronteira agora, a vice-presidente lembrou que já esteve na área fronteiriça "muitas vezes", na fronteira correspondente à Califórnia, estado que representou no Senado durante quatro anos.

Além disso, ressaltou que sua visita de duas semanas atrás a México e Guatemala esteve centrada em "enfrentar as causas" que geram a imigração irregular, enquanto que sua viagem à fronteira tem o objetivo de "observar os efeitos do que temos visto que ocorre na América Central".

"A realidade é que temos que lidar com as causas e temos que lidar com os efeitos", destacou.

As instalações que Harris visitou, conhecidas como Centro de Processamento Central (CPC), têm mais de 9.000 metros quadrados, nos quais os imigrantes que acabam de cruzar a fronteira de forma irregular são detidos, antes de serem transferidos para outros centros.

Quando a visita terminar, Harris se encontrará com ativistas, advogados e várias ONGs que ajudam imigrantes, segundo antecipou seu gabinete na quinta-feira.

Ao final da viagem, a vice-presidente falará com a imprensa ao lado do secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas, além do senador Dick Durbin e da legisladora Verônica Escobar, dois dos democratas mais ativos no Congresso em matéria de questões migratórias.

A visita à fronteira acontece após Harris ter recebido inúmeras críticas da oposição republicana por não ter viajado para a área fronteiriça, e poucos dias antes de o ex-presidente Donald Trump também viajar para a fronteira acompanhado do governador do Texas, Greg Abbott.