Topo

Esse conteúdo é antigo

Miami: Biden promete manter contato com famílias de vítimas de desabamento

1 jul. 2021 - Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, visita a Flórida, onde um prédio de 12 andares desabou - Saul Loeb/AFP
1 jul. 2021 - Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, visita a Flórida, onde um prédio de 12 andares desabou Imagem: Saul Loeb/AFP

02/07/2021 03h48

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu nesta quinta-feira estar em contato permanente "ao longo de todo o processo" com as famílias dos mortos e desaparecidos no desabamento parcial de um edifício residencial em Surfside, no sudeste da Flórida.

Em entrevista coletiva concedida no hotel St. Regis, em Bal Harbour, vizinha a Surfside, Biden explicou que uma das razões da visita, na qual esteve acompanhado da primeira-dama, Jill Biden, foi se reunir com as famílias dos afetados, que "estão passando por um inferno", comentou.

"Elas sabem que as possibilidades diminuem com o passar dos dias. Têm esperança, mas são realistas. Peço desculpas por ter chegado tarde, mas acho que foi importante falar com cada um dos que quiseram conversar", analisou o mandatário.

Biden acrescentou que algumas famílias o perguntaram se os socorristas ainda conseguirão resgatar pessoas com vida e se poderão enterrar os entes queridos que foram soterrados nos escombros do edifício Champlain Towers South, que desabou parcialmente no dia 24 de junho.

O governante se emocionou ao recordar do luto pela morte de parentes, experiência que disse ter compartilhado com as famílias dos afetados.

A primeira esposa de Biden, Neila Hunter, e sua filha de um ano, Naomi, morreram em um acidente de trânsito no Natal de 1972. E seu filho Beau morreu de câncer durante o período em que o democrata era vice-presidente de Barack Obama (2009-2016).

"Já é bastante ruim perder alguém. Mas o difícil, o que é realmente difícil, é não saber se alguém sobreviveu", disse o presidente.

De acordo com Biden, o Departamento de Estado dos EUA facilitará a entrega de vistos aos parentes das vítimas do desabamento para que possam viajar da América Latina aos Estados Unidos, e prometeu "cortar a burocracia" para ajudar as famílias.

Na mesma entrevista coletiva, o democrata reiterou seu agradecimento pelo "incrível trabalho" das equipes de resgate e confirmou que o governo federal cobrirá 100% dos gastos que o condado de Miami-Dade e o estado da Flórida tiverem pelo desabamento nos primeiros 30 dias.

Depois do encontro com a imprensa, Biden e a primeira-dama embarcaram no avião presidencial em Miami para voltarem a Washington, após uma estadia de aproximadamente oito horas no sul da Flórida.

Segundo a última contagem oficial, o desabamento do edifício, de 12 andares e construído em 1981, deixou 18 mortos e 145 desaparecidos.