Haiti pede ajuda internacional para investigar assassinato de presidente
O Haiti pediu apoio internacional para investigar o assassinato do presidente Jovenel Moise e também no âmbito da segurança, segundo declarou nesta quinta-feira a representante da ONU no país, Helen La Lime.
A diplomata conversou com jornalistas após uma reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU convocado com urgência para abordar a crise haitiana.
De acordo com a diplomata, na reunião, a representante haitiana disse que o governo solicitou "assistência" internacional para a investigação do assassinato de Moise e que também pediu apoio em segurança.
Organizações como a Human Rights Watch (HRW) insistiram nesta quinta-feira para que as autoridades do Haiti solicitassem apoio internacional para investigar o assassinato. De acordo com La Lime, a ONU está preparada para contribuir com seus especialistas.
"É importante que essas solicitações sejam levadas a sério. Nós estamos certamente preparados com os especialistas que temos para auxiliar nesta investigação", comentou a diplomata por videoconferência.
No âmbito da segurança, La Lime disse que a reunião do Conselho de Segurança analisou um pedido do Haiti para receber mais assistência.
"O Haiti tem que especificar exatamente o que busca e, enquanto isso, temos que continuar usando a assistência técnica de segurança que temos no local", explicou.
Segundo La Lime, "a chave estará nas duas próximas semanas", enquanto a missão da ONU trabalha para garantir que a investigação sobre o assassinato leve os responsáveis à justiça. Para isso, disse que a ONU escutará e atenderá as solicitações de ajuda do país.
Após 15 anos de presença ininterrupta, a ONU encerrou em 2019 as missões de paz no Haiti, mas manteve uma missão política que continua apoiando as instituições do país, mas com menor presença.
O Haiti declarou estado de sítio durante 15 dias devido ao assassinato do presidente, que foi morto a tiros na madrugada de quarta-feira em sua residência em Porto Príncipe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.