Topo

Esse conteúdo é antigo

Erupção em Tonga gera 'pequenas ondas de tsunami' no Caribe, aponta relatório

Tsunami atingiu Tonga após uma erupção vulcânica submarina - Reprodução/Twitter @JTuisinu
Tsunami atingiu Tonga após uma erupção vulcânica submarina Imagem: Reprodução/Twitter @JTuisinu

A erupção de um vulcão submarino em Tonga gerou neste sábado "pequenas ondas de tsunami que não ameaçam a bacia do Caribe", informou o Serviço de Avisos de Tsunami dos Estados Unidos.

As ondas variaram entre 3 centímetros em Ilha das Mulheres e Puerto Morelos, no México, e 12 centímetros na Ilha de Mona, em Porto Rico, disse o serviço, que faz parte da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

A instituição destacou que "nenhuma ação" é necessária porque a dimensão das ondas não é motivo de preocupação, e insistiu que não há ameaça de tsunami para Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas e Ilhas Virgens Britânicas.

Tonga, onde ocorreu a erupção vulcânica, está localizada a mais de 10 mil quilômetros da Ilha das Mulheres, no México, e a mais de 12 mil quilômetros de Porto Rico.

A erupção do vulcão desencadeou um tsunami em Tonga, que teve consequências na costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, assim como no Japão, e causou preocupação em todos os países com saída para o Pacífico, com evacuações em várias regiões do Chile.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informava o texto, o tsunami teve consequências na costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, e não costa leste. A informação foi corrigida.