Putin fala com premiê de Israel no telefone sobre esforços para alcançar cessar-fogo
O primeiro-ministro de Israel, Naftali Benett, falou por telefone nesta segunda-feira com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre "os esforços para alcançar um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia", segundo confirmou à Agência Efe uma fonte israelense.
O diálogo entre os dois chefes de Estado durou cerca de uma hora e meia, tendo espaço também para questões humanitárias, de acordo com a fonte.
A conversa de Benett com Putin coincide com a quarta rodada de negociações entre as delegações de Rússia e Ucrânia, que aconteceu hoje, por videoconferência, sem que fosse alcançado algum acordo que encerre o conflito no Leste Europeu.
No sábado, o premiê israelense já havia feito um longo telefonema ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, "em que foram discutidas formas de deter os combates", de acordo com o gabinete do chefe de Estado de Kiev.
Desde então, o presidente ucraniano vem solicitando a realização de reuniões com a Rússia em Jerusalém, diante do papel que considera ter Israel como mediador.
No último dia 5, Benett se tornou o primeiro líder internacional a ser recebido por Putin desde o início da invasão da Ucrânia. Em seguida, o premiê intensificou o diálogo com autoridades como o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.