Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ao chegar na Europa, Biden diz haver 'ameaça real' do uso de armas químicas pela Rússia

Joe Biden chega a Bruxelas para participar de uma cúpula extraordinária da Otan - Evelyn Hockstein/Reuters
Joe Biden chega a Bruxelas para participar de uma cúpula extraordinária da Otan Imagem: Evelyn Hockstein/Reuters

23/03/2022 17h20Atualizada em 23/03/2022 18h21

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que existe possibilidade de a Rússia utilizar armas químicas na Ucrânia, minutos antes de embarcar no avião para viajar em direção à Bruxelas, onde participará de reuniões com líderes aliados.

"Acredito que há uma ameaça real", disse o chefe de governo, que, na capital da Bélgica, estará em reuniões de emergência da Otan, do G7 e do Conselho da Europa.

Em Bruxelas, EUA e aliados anunciarão nesta quinta-feira novas sanções contra a Rússia, como resposta à invasão da Ucrânia, segundo adiantou o assessor de segurança da Casa Branca, Jake Sullivan.

Em seguida, Biden estará na sexta-feira e no sábado na Polônia, país que recebeu o maior número de refugiados ucranianos desde o início dos ataques das tropas russas.

Nos últimos dias, o governo americano insistiu que Moscou poderia usar armas químicas como parte de "uma operação de bandeira falsa", tática de guerra em que uma parte comete um ato e faz com que parece que o outro lado realizou.

A Rússia iniciou em 24 de fevereiro a invasão da Ucrânia, o que resultou em diversas sanções de nações ocidentais, lideradas pelos EUA.