Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

EUA acusam Rússia de bloquear prorrogação de missão internacional na Ucrânia

Soldado russo é fotografado em cima de veículo militar em Mykolaivka, na região separatista de Donetsk - Alexander Ermochenko/Reuters
Soldado russo é fotografado em cima de veículo militar em Mykolaivka, na região separatista de Donetsk Imagem: Alexander Ermochenko/Reuters

31/03/2022 15h34

Os Estados Unidos acusaram nesta quinta-feira a Rússia de bloquear a prorrogação da missão internacional que, desde 2014, acompanhava o cumprimento do cessar-fogo na Ucrânia e que, no início de março, teve que interromper os trabalhos e evacuar pessoal.

"É muito lamentável que a Federação Russa tenha bloqueado o conselho sobre a ampliação do mandato da Missão Especial de Observação na Ucrânia", afirmou, por meio de comunicado, Michael Carpenter, embaixador americano na Organização para a Segurança e para a Cooperação na Europa (OSCE).

O diplomata classificou de "irresponsável e injustificável" a negativa da Rússia de que fosse prorrogado o mandato da missão da OSCE, que se encerra hoje.

Para prolongar o período, é preciso que 57 Estados que integram a organização votem favoravelmente.

"Ninguém esquecerá jamais das ações da Federação Russa que nos levaram a esse ponto de hoje: sua perseguição por uma guerra de agressão não provocada e bárbara contra a Ucrânia", afirmou Carpenter.

O embaixador americano afirmou que desde o início da ocupação russa na Crimeia, em 2014, a missão da OSCE "contribuiu para reduzir a tensão".

O trabalho da organização foi especialmente ativo ao informar sobre as frequentes violações do pacto de cessar-fogo nas regiões de Lugansk e Donetsk, no leste ucraniano.

No último dia 7, a OSCE terminou de evacuar todos os inspetores internacionais e suspendeu os informes diários da missão.