Esse conteúdo é antigo
Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora
A guerra entre Rússia e Ucrânia chegou hoje ao 36º dia, com o presidente russo, Vladimir Putin, assinando um decreto ordenando a convocação de 134.500 novos recrutas para o Exército da Rússia.
Do lado ucraniano, sem notar uma diminuição na atividade militar da Rússia, o Ministério da Defesa da Ucrânia observa um "movimento de equipamentos militares" das forças russas em Belarus, país, em sua fronteira, que é aliado dos russos.
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Ucrânia esperam mais ataques. Amanhã, russos e ucranianos devem ter mais uma reunião para negociações.
Confira o que se sabe até agora sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia:
- Rússia anunciou que irá abrir um corredor humanitário em Mariupol amanhã, dia 1º de abril. A abertura depende de confirmação das autoridades ucranianas.
- O governo ucraniano enviou hoje 45 ônibus para retirar civis da cidade cercada de Mariupol, sudeste do país, depois que a Rússia anunciou uma trégua, informou a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk.
- Separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia afirmaram que controlam quase toda a região de Lugansk e mais da metade de Donetsk, depois que Moscou transformou estes territórios em seu principal objetivo militar.
- O Brasil deve receber, nesta semana, mais um recém-nascido que veio ao mundo em meio à guerra. Esta é a sétima criança de pais brasileiros gerada por mulheres ucranianas, que o Itamaraty ajudou a resgatar desde o início dos bombardeios.
- Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, podem se encontrar novamente em duas semanas para dar andamento às negociações na Turquia para um cessar-fogo. A informação foi divulgada hoje pelo ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.
- Novas sanções dos Estados Unidos sobre a Rússia tem como alvo o setor da tecnologia. Esta decisão irá afetar cerca de 21 entidades e 13 indivíduos deste setor russo.
- O governo americano acusou a Rússia de bloquear a missão internacional que atua em terras ucranianas desde 2014. A OSCE está acompanhando a situação desde o início da invasão russa na Crimeia.
- Forças ucranianas estão se preparando para novos ataques russos na região sudeste, para onde as armas de Moscou estão agora apontadas depois que seu ataque à capital Kiev foi repelido, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy.
- Durante uma intervenção por videoconferência no Parlamento holandês hoje, Volodymyr Zelensky, pediu aos presentes que estejam preparados para boicotar a energia russa.
- Refugiados ucranianos encontram abrigo no castelo de Becov nad Teplou, no oeste da República Tcheca, graças a uma inciativa do Instituto Nacional do Patrimônio.
- Presidente americano, Joe Biden, explicitou certas suspeitas sobre o líder russo, Putin, afirmando que ele estaria "isolado" e teria colocado assessores em "prisão domiciliar".
- O diretor da Inteligência Militar da França, general Éric Vidaud, foi demitido hoje por falhas na análise da possibilidade da Rússia invadir a Ucrânia e iniciar uma guerra, informam diversos veículos de mídia do país.
- Putin disse ao primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, que as condições ainda não estão maduras para um cessar-fogo na Ucrânia.
- De acordo com o Pentágono, o conflito entre Ucrânia e Rússia pode ser "maior e mais prolongado" caso Putin decida continuar focando na região de Donbass.
- O governo britânico anunciou um novo pacote de 14 sanções dirigidas à "à imprensa estatal e a propagandistas" russos, entre eles os proprietários da RT e do Sputnik, para combater as "mentiras" do Kremlin.
- Mulher brasileira que sumiu após sua fuga de Mariupol, na Ucrânia, Silvana Pilipenko, declara nas redes sociais que chegou na Crimeia, mas está "emocionalmente abalada".
- O chefe da inteligência britânica disse que soldados russos na Ucrânia derrubaram acidentalmente sua própria aeronave, sabotaram seu equipamento e se recusaram a cumprir ordens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.