Topo

Esse conteúdo é antigo

Pfizer e BioNTech dizem que 3 doses de vacina para crianças têm alta eficácia

iStock
Imagem: iStock

23/05/2022 16h03

As companhias farmacêuticas Pfizer e BioNTech divulgaram nesta segunda-feira que três doses da vacina que produziram contra a covid-19 oferecem uma "resposta imunológica forte, uma alta eficácia e uma segurança favorável" em crianças entre seis meses e cinco anos.

As companhias destacaram, em comunicado, que, de acordo com a informação coletada em testes clínicos, as três aplicações cumprem com os critérios requeridos para a aprovação de emergência por parte das autoridades de saúde.

A nota oficial garante que, durante o período de pesquisa, foi observada uma eficácia de 80,3% depois da terceira dose, em um momento que a variante da covid-19 era predominante.

Além disso, Pfizer e BioNTech apontam que a terceira injeção com 3 microgramas foi tolerada por 1.678 crianças com menos de cinco anos, "com um perfil de segurança similar ao placebo".

"A maioria dos eventos adversos foram leves ou moderados", indicou o comunicado.

"O nível de doses de 3 microgramas, que representa a décima parte da dose para adultos, foi escolhia para crianças menores de cinco anos em função da segurança, tolerância e imunogenicidade", completam as farmacêuticas.

O diretor-executivo da Pfizer, Albert Bourla, garantiu que, depois dos dados divulgados hoje, espera-se a conclusão "logo" o pedido aos órgãos reguladores de saúde de todo o mundo, com o objetivo de que a vacina seja aprovada para a esta faixa etária.

A farmacêutica Moderna solicitou em abril que autoridades americanas e europeias autorizassem como emergência o uso da vacina contra a covid-19 para menores de seis meses a seis anos, se tornando a primeira a iniciar o processo.