Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin e Xi concordam em aumentar cooperação econômica diante de sanções

25.abr.2022 - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante encontro com procuradores russos em Moscou  - Sputnik/Sergey Guneev/Kremlin via Reuters
25.abr.2022 - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante encontro com procuradores russos em Moscou Imagem: Sputnik/Sergey Guneev/Kremlin via Reuters

15/06/2022 17h50

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e a China, Xi Jinping, concordaram nesta quarta-feira, em conversa por telefone, com aumentar a cooperação econômica entre os dois países, diante das sanções impostas pelo Ocidente.

A informação foi divulgada pelo Kremlin, pouco depois do estabelecimento do contato entre os dois líderes.

"Foi concordado em aumentar a cooperação no campo energético, financeiro, industrial, de transporte e em outras esferas, dadas as consequências da ilegítima política de sanções do Ocidente e da situação da economia global", indicou o governo russo.

Putin e Xi avaliaram que as relações bilaterais estão em um "alto nível" e "sem precedentes" na história, mas defenderam por seguir aprofundando a cooperação estratégica em todos os campos.

Em particular, os dois presidentes destacaram que as trocas comerciais chegaram a níveis máximos na história, sem dar detalhes sobre números.

Além disso, reforçaram que Rússia e China adotam posturas semelhantes na defesa do direito internacional e na construção de um mundo multipolar, além de um sistema de relações internacionais justo.

Sobre a Ucrânia, Xi destacou a "legitimidade" das ações adotadas pela Rússia.

Até o momento, a China não utilizou a palavra "invasão" para classificar o que a Rússia chama de "operação militar especial" no território ucraniano.

Além disso, o governo asiático se opôs às sanções ocidentais impostas contra Moscou, sob a premissa de que "não trazem paz e segurança", mas sim, "sérias dificuldades econômicas" à população.