Topo

Onde a família negra começou

Especial "A grande família", Ecoa.  - Deborah Faleiros/UOL
Especial 'A grande família', Ecoa. Imagem: Deborah Faleiros/UOL

26/11/2021 07h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (26/11) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Se os anos escondem detalhes de histórias familiares ou adicionam interpretações a elas, a ciência tem ajudado a confirmar ou ajustar informações transmitidas de geração a geração. Foi assim que a população das 13 comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, entre o sul de São Paulo e o leste do Paraná, descobriu que seus habitantes formavam, na verdade, uma "grande família".

"A família negra no Brasil começou nos quilombos. Nas senzalas não existia família. Quando uma criança escravizada nascia, ela não tinha pai nem mãe. Tinha um dono"
Benedito Alves da Silva, o Ditão, líder no quilombo Ivaporunduva (SP)

***

RECONHECIMENTO... Universa revelou nesta semana as vencedoras do Prêmio Inspiradoras 2021. Entre elas, há mulheres negras que estão transformando o mundo ao seu redor.

INSPIRADORAS... Na categoria Acesso à Justiça, a vencedora foi a promotora Lívia Sant'Anna Vaz, criadora do Mapa do Racismo e da Intolerância Religiosa; na Conscientização e Acolhimento, quem levou foi Dandara Rudsan, fundadora do Nepaz, um núcleo que acolhe mulheres vítimas de violência.

INSPIRADORAS II... Em Equidade e Cidadania, a vencedora foi Luiza Batista, que, à frente da Fenatrad, ampliou o debate sobre o combate ao trabalho doméstico análogo à escravidão. Em Esporte e Cultura, venceu Aretha Duarte, que coletou 130 toneladas de materiais recicláveis e se tornou a primeira negra latino-americana a atingir o topo do Everest.

***

ESTRUTURAL... A historiadora Fernanda Oliveira, integrante da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros, mostrou como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ignora a história recente e traz a população negra como um povo que ficou no passado.

***

MARIELLE... O STJ decidiu que provedores de internet terão que fornecer os dados pessoais de usuários que divulgaram vídeos da ex-vereadora Marielle Franco para associá-la falsamente ao tráfico de drogas e ao crime organizado. O pedido foi feito pela família e pela ex-companheira da parlamentar em 2018, logo depois do assassinado.

***

DE NOVO... Barack Obama recebeu sua terceira indicação ao Grammy, maior premiação de música do mundo. O ex-presidente dos EUA concorre na categoria Melhor Álbum Falado por "A Promised Land" ("Uma Terra Prometida", em tradução literal), que é a narração do livro das memórias enquanto esteve na Casa Branca.

***

AMOR... Mulher trans, negra e ativista, Erika Hilton passou por muitos episódios violentos e de sofrimento emocional. Na política, encontrou um caminho para sua luta e se tornou a vereadora mais bem votada do país pela cidade de São Paulo. Estava neste momento de realização quando encontrou o amor em Gabriel Lodi, 34, homem trans, ator e dublador. A história deles é contada no podcast Existe Amor, de Splash.

***

NA ESTRADA... Após mais de 30 anos trabalhando como assistente social em presídio feminino, Josefa Feitosa, 61, finalmente se aposentou e começou uma aventura que era um sonho de infância: viajar pelo mundo sozinha. Sozinha, ela já conheceu 48 países.

***

DANDO A LETRA

cris - NathalieBohm/TV Cultura - NathalieBohm/TV Cultura
Imagem: NathalieBohm/TV Cultura

"Chacinas como esta rendem apenas aos noticiários. Se tornam chamariz de audiência em programas que usam a morte como entretenimento para as tardes de almoço. De sobremesa servimos as insubmissas lágrimas de mulheres, parafraseando a escritora Conceição Evaristo. Lágrimas que não se deixam submeter, mas escorrem e só encontram acolhida no colo de outras que sabem como é doloroso enterrar nossos filhos, nossos maridos, nossos tios, pais e irmãos"
Cris Guterres, colunista de Universa, em O sofrimento das mulheres em mais uma chacina no Rio de Janeiro

***

PEGA A VISÃO

D.RODRIGUES - Reprodução - Reprodução
Dani Rodrigues
Imagem: Reprodução

"Eu contratei um homem para ver se os caras me levavam a sério"
Dani Rodrigues, podcaster e CEO da Foco na Missão

Empresária do rapper Rashid, Dani participou do painel "Grana preta: um jeito brasileiro de fazer negócio" de Origens: Passos que Vêm de Longe, evento promovido por Ecoa. O painel teve mediação da empresária, advogada e produtora executiva na Boogie Naipe Eliana Dias.

Entre os desafios na trajetória, Dani relatou a dificuldade que vê na sociedade de aceitar uma mulher em uma posição de decisão. Também contou sobre as situações em que representantes de empresas ignoraram seu trabalho e tentaram negociar diretamente com os clientes dela e que, por necessidade, aceitou diversas vezes receber um salário abaixo do mercado.

***

SELO PLURAL

PAPO - Arte UOL - Arte UOL
podcast papo preto alma preta yago rodrigues imagem representativa
Imagem: Arte UOL

O Papo Preto desta semana é apresentado por Nataly Simões, editora da Alma Preta Jornalismo. Ela recebe Felipe Teixeira, coordenador do Movimento Negro Unificado no Rio Grande do Sul, e José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, que relembraram a morte de Beto Freitas, em uma unidade do Carrefour, e tentam explicar o panorama do caso atualmente.

***

#TBT

depressão - iStock - iStock
Imagem: iStock

No Brasil, mais de 75% da população brasileira depende exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde) para ter acesso a tratamentos. Os principais usuários são negros. No especial Não é doença de rico, VivaBem mostra como a desigualdade afeta a saúde mental e provoca depressão em quem vive sob a sombra da vulnerabilidade social no Brasil.