Em estreia no UOL, Gustavo Chagas quer mostrar o 'lado humano' do futebol

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (9). Quer receber o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

***

O ator e roteirista Gustavo Chagas une suas principais atribuições na sua chegada ao Melhores Mementos, novo programa do UOL Esporte, coapresentado com o jornalista Ubirajara Neto. Na nova empreitada, ele pretende mostrar que o futebol é muito mais do que o que se apresenta nas quatro linhas.

"No futebol tem alguém querendo saber de gols, passes e assistências, mas o que reverbera para quem não acompanha é o lado humano, da identificação", diz. "No final das contas, o que importa são as histórias", completa.

O tamanho do desafio é grande e Chagas sabe que é preciso tornar o conteúdo interessante para a maior parte do público. Não à toa, Melhores Mementos também é um programa para rir. "O humor não pode ficar muito amarrado, senão não rola. Ter liberdade é primordial".

Credenciais botafoguenses

Nascido em Nova Iguaçu, Chagas iniciou a carreira no audiovisual em meados de 2006 com vídeos que produzia na internet em que fazia de tudo um pouco: texto, áudio, vídeo. Ele ficou mais conhecido ao participar de canais de humor - com virais que estão no imaginário dos heavy users de Youtube.

Botafoguense, ele começou a colocar seu time como parte de sua identidade profissional por um motivo curioso: "eu sempre tive a impressão, pode ser enviesada, de que as pessoas acham os botafoguenses mais legais. Eu queria que olhassem pra mim e soubessem que eu sou botafoguense - e legal".

Chagas ficou mais conhecido na torcida e foi notado pelo próprio clube. Foi comentarista das transmissões oficiais do Botafogo até aportar definitivamente na Cazé TV - que desponta como uma gigante nas transmissões esportivas no Brasil.

Continua após a publicidade

Eu odiava me ver. Mas é o tipo de negócio que não tem muito o que fazer a não ser continuar fazendo. Depois que você supera o "o que vão pensar?", você nota que ninguém está nem aí, que são só coisas que você impõe a si mesmo. Chega uma hora que tu começa a ganhar prática e sai tudo naturalmente: você encontra sua persona, o jeito de impostar a voz
Gustavo Chagas

Com quase 20 anos de carreira, o apresentador diz que uma boa forma de definir um bom conteúdo é responder à premissa "eu assistiria isso?". "Outro ponto é entender o ambiente onde estou inserido. No Youtube, você tem tempo semi-infinito para contar histórias, tem métodos. Mas toda rede social é diferente", explica.

Confira aqui o último episódio.

Se liga onde achar os Melhores Mementos:

Toda terça às 10h no YouTube do UOL Esporte, logo depois do UOL News Esporte.

De sexta às 19h no YouTube do UOL Esporte, coladinho com o Fim de Papo.

Continua após a publicidade

***

PEGA A VISÃO

A história da Revolta da Chibata e dos feitos de Cândido e seus colegas de trabalho nos ensina sobre agência negra, consciência coletiva, empatia e solidariedade entre trabalhadores e sobre ideias de cidadania e direitos que precisamos desenvolver e consolidar em nossa sociedade.
Parecer do Ministério Público Federal sobre o caso de João Cândido

João Cândido lendo o manifesto dos marinheiros
João Cândido lendo o manifesto dos marinheiros Imagem: Domínio Público

O MPF (Ministério Público Federal) afirmou que o marinheiro João Cândido Felisberto, conhecido como Almirante Negro e um dos líderes da Revolta da Chibata, em 1910, é alvo de uma "perseguição sem fim".

Um parecer foi enviado ao MDHC (Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania) no último dia 19. Nele, o órgão solicita a criação de museus e a classificação de Cândido como anistiado político.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade