Em estreia no UOL, Gustavo Chagas quer mostrar o 'lado humano' do futebol
Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (9). Quer receber o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.
***
O ator e roteirista Gustavo Chagas une suas principais atribuições na sua chegada ao Melhores Mementos, novo programa do UOL Esporte, coapresentado com o jornalista Ubirajara Neto. Na nova empreitada, ele pretende mostrar que o futebol é muito mais do que o que se apresenta nas quatro linhas.
"No futebol tem alguém querendo saber de gols, passes e assistências, mas o que reverbera para quem não acompanha é o lado humano, da identificação", diz. "No final das contas, o que importa são as histórias", completa.
O tamanho do desafio é grande e Chagas sabe que é preciso tornar o conteúdo interessante para a maior parte do público. Não à toa, Melhores Mementos também é um programa para rir. "O humor não pode ficar muito amarrado, senão não rola. Ter liberdade é primordial".
Credenciais botafoguenses
Nascido em Nova Iguaçu, Chagas iniciou a carreira no audiovisual em meados de 2006 com vídeos que produzia na internet em que fazia de tudo um pouco: texto, áudio, vídeo. Ele ficou mais conhecido ao participar de canais de humor - com virais que estão no imaginário dos heavy users de Youtube.
Botafoguense, ele começou a colocar seu time como parte de sua identidade profissional por um motivo curioso: "eu sempre tive a impressão, pode ser enviesada, de que as pessoas acham os botafoguenses mais legais. Eu queria que olhassem pra mim e soubessem que eu sou botafoguense - e legal".
Chagas ficou mais conhecido na torcida e foi notado pelo próprio clube. Foi comentarista das transmissões oficiais do Botafogo até aportar definitivamente na Cazé TV - que desponta como uma gigante nas transmissões esportivas no Brasil.
Eu odiava me ver. Mas é o tipo de negócio que não tem muito o que fazer a não ser continuar fazendo. Depois que você supera o "o que vão pensar?", você nota que ninguém está nem aí, que são só coisas que você impõe a si mesmo. Chega uma hora que tu começa a ganhar prática e sai tudo naturalmente: você encontra sua persona, o jeito de impostar a voz
Gustavo Chagas
Com quase 20 anos de carreira, o apresentador diz que uma boa forma de definir um bom conteúdo é responder à premissa "eu assistiria isso?". "Outro ponto é entender o ambiente onde estou inserido. No Youtube, você tem tempo semi-infinito para contar histórias, tem métodos. Mas toda rede social é diferente", explica.
Confira aqui o último episódio.
Se liga onde achar os Melhores Mementos:
Toda terça às 10h no YouTube do UOL Esporte, logo depois do UOL News Esporte.
De sexta às 19h no YouTube do UOL Esporte, coladinho com o Fim de Papo.
Newsletter
NÓS NEGROS
O Núcleo de Diversidade do UOL traz reportagens e análises relacionadas à população negra. Toda terça.
Quero receber***
PEGA A VISÃO
A história da Revolta da Chibata e dos feitos de Cândido e seus colegas de trabalho nos ensina sobre agência negra, consciência coletiva, empatia e solidariedade entre trabalhadores e sobre ideias de cidadania e direitos que precisamos desenvolver e consolidar em nossa sociedade.
Parecer do Ministério Público Federal sobre o caso de João Cândido
O MPF (Ministério Público Federal) afirmou que o marinheiro João Cândido Felisberto, conhecido como Almirante Negro e um dos líderes da Revolta da Chibata, em 1910, é alvo de uma "perseguição sem fim".
Um parecer foi enviado ao MDHC (Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania) no último dia 19. Nele, o órgão solicita a criação de museus e a classificação de Cândido como anistiado político.
Livro sobre racismo volta às escolas após ser censurado; relembre polêmica
Silvio Almeida alerta para 'indícios de racismo' em processo em Portugal
***
DANDO A LETRA
Ronilso Pacheco | Relação entre Brasil e Hungria deveria ser investigada há tempos
Cris Guterres | 8 grandes mentiras que as mulheres contam para si mesmas ao longo da vida
André Santana | Direita vence em Portugal com racismo e xenofobia que a esquerda não barrou
Elânia Francisca | O sentimento de culpa da mulher que para de trabalhar para cuidar da saúde
Eduardo Carvalho | A Justiça brasileira só salva quem tem Porsche
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.