Projeto 'Salvador Islâmica' resgata história da resistência malê na Bahia

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (23). Quer receber o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

***

Iniciativas de turismo de pesquisadores e comunicadores negros estão se espalhando por Salvador (BA) para mostrar que a cidade vai muito além do agito do Carnaval, de uma "tarde em Itapuã" —ao som de Vinicius de Moraes—, ou das cores e arquitetura do Pelourinho, mundialmente conhecidas após o icônico videoclipe de Michael Jackson, em 1996.

O percurso "Salvador Islâmica", por exemplo, será lançado em março deste ano pelo museólogo Eldon Neve, idealizador da Odu Imersão Cultural. A ideia surgiu depois que ele realizou um teste de DNA ancestral que revelou que seus antepassados eram malês - termo usado na Bahia para se referir aos africanos escravizados que tinham o islamismo como religião.

O projeto turístico passará pelos principais pontos da história afro-islâmica de Salvador resgatando os detalhes de um dos episódios mais marcantes da história da resistência negra do Brasil: a Revolta dos Malês. O episódio é reconhecido como o maior movimento urbano de rebelião de escravizados do Brasil, e neste ano completou 189 anos.

"Além da ideia de festa e alegria que Salvador propõe para os turistas, essa é uma cidade de luta. A rebelião escrava tem muito a nos ensinar"
Eldon Neve, museólogo pela Universidade Federal da Bahia

A história que a escola não conta

Outra ação que já tem feito parte do cotidiano de Salvador é o tour "Salvador Negra", da iniciativa Guia Negro, fundada pelo jornalista Guilherme Soares. A rota turística passa por pontos importantes do centro da cidade ao mesmo tempo em que conta a história de personalidades negras que muitas vezes não estão no cotidiano do ensino escolar. É o caso de Maria Felipa, heroína da independência da Bahia e do Brasil.

O tour também é uma forma de contar um outro ponto de vista da história dos principais pontos turísticos da cidade. O Pelourinho, por exemplo, além de "instagramável", também carrega histórias que são, muitas vezes, desconhecidas entre seus próprios moradores.

Continua após a publicidade

Entre as curiosidades de lá está um casarão azul que abriga a primeira associação civil negra do Brasil e uma das mais antigas da América. Era ali que pessoas negras se uniam para promover a compra de cartas de alforria da comunidade escravizada.

Economia local de base

Entre os destinos mais procurados para o verão de 2024, Salvador é uma cidade que também vive do turismo. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o setor movimentou cerca de R$1 bilhão na economia soteropolitana em 2023.

Eldon Neve pontua que, diante deste cenário, iniciativas como a Odu Cultural e o Guia Negro vão além do entretenimento e apresentam um modelo de negócio sustentável na cidade que movimenta a economia local.

"Quando levamos um turista na comunidade da Gamboa, por exemplo, sugerimos restaurantes e demais serviços locais", explica.

Continua após a publicidade

PEGA A VISÃO

Foram para cima de mim como se eu fosse um saco de lixo. E eu não sou um saco de lixo. Eu sou um trabalhador como todo mundo que tem nessa rua
Everton Henrique Goandete da Silva, motoboy

Everton Henrique Goandete da Silva, motoboy negro de 40 anos detido pela Brigada Militar.
Everton Henrique Goandete da Silva, motoboy negro de 40 anos detido pela Brigada Militar. Imagem: Reprodução/RBS TV

Homem negro, Everton Henrique foi algemado à força por policiais militares após levar uma facada no bairro Rio Branco, em Porto Alegre (RS). Vídeos divulgados em redes sociais mostram o motoboy sendo prensado contra a parede por policiais até ser algemado e levado para a caçamba de uma viatura. Nas imagens, durante a abordagem truculenta, um idoso, suspeito de ter dado a facada, passa sozinho e diz que iria pegar os seus documentos.

Leia mais:

Continua após a publicidade


NÓS DA SEMANA

TEVE ATÉ GOL... Ronaldinho Gaúcho não se cansa de surpreender aparecendo em eventos improváveis. Desta vez, o ex-jogador apareceu em um episódio do reality show "Survivor" da Turquia. Rolou até uma partida de futebol com os participantes. Leia aqui.

TECNOLOGIA... O Google anunciou a suspensão de um serviço que cria imagens de pessoas por meio da inteligência artificial (IA) depois do programa retratar tropas da era nazista como pessoas de diferentes origens étnicas, entre elas, negros. Leia aqui.

DANDO A LETRA

Ronilso Pacheco | Lula nos deu uma chance de enfrentar um dilema sobre o Holocausto

Cris Guterres | Gringos ainda nos veem como mulheres sexualizadas: o que há de ruim nisso?

Deixe seu comentário

Só para assinantes