Topo

A humanidade negra

Carlos Macedo/ Divulgação
Imagem: Carlos Macedo/ Divulgação

03/12/2021 07h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (03/12) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Vencedor do Prêmio Jabuti 2021 pelo livro "O Avesso da Pele", o escritor Jeferson Tenório foi um dos convidados do UOL Entrevista nesta semana. Ele explicou que a obra tenta devolver a humanidade aos negros.

"A população negra é constantemente violentada, sofrendo com o racismo estrutural. O avesso é o que há de mais humano em nós. É importante que a população negra procure preservar o que a faz humana."
Jeferson Tenório, escritor vencedor do Prêmio Jabuti 2021

AINDA SOBRE NÓS... Em suas redes sociais, o cantor Gilberto Gil fez reflexões sobre discurso de ódio contra negros no Brasil.

"Hoje já há condições no país para que essa facilidade do discurso pejorativo, da chacota com o negro, seja combatida. É algo que tem resposta de setores da sociedade."
Gilberto Gil, cantor

***

ELAS... No Dia Mundial de Combate à Aids, mulheres contaram a Universa como convivem com o vírus.

ELAS [2]... Quem é fã de voleibol sabe que é difícil não vibrar a cada ponto. Especialmente quando Fernanda Garay está em quadra. Neste ano, além de ser uma das maiores pontuadoras dos Jogos de Tóquio, a atleta decidiu que é hora de uma pausa para focar na maternidade. Ela contou a VivaBem como está a preparação.

ELAS [3]... Após estrelar produções da Netflix e da HBO, Indira Nascimento estreia na novela "Um Lugar ao Sol". Ela compartilhou com Splash as emoções com as mudanças. Também pediu mais atores pretos nas produções: "Um não basta".

***

ELAS NO MUNDO... A cantora Rihanna foi nomeada heroína nacional de Barbados, onde nasceu. A homenagem ocorreu durante uma cerimônia que marcou o rompimento da ilha do Caribe com a monarquia britânica após cerca de 400 anos.

ELAS NO MUNDO [2]... Simone Biles foi eleita uma das personalidades do ano pela revista "People". A ginasta vai estampar a capa das próximas edições da publicação que a classificou como "a campeã olímpica que priorizou a saúde mental e se tornou mais que uma atleta".

***

NA LEI... A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que tipifica como crime de racismo o ato de injúria racial praticado em locais públicos ou privados mas abertos ao público e de uso coletivo.

***

CENAS DE UM BRASIL COLONIAL... Um vídeo flagrou um homem correndo atrás de uma moto da Polícia Militar de São Paulo, enquanto estava algemado ao veículo. Nas imagens, gravadas na zona leste da capital paulista, é possível ver que o piloto da motocicleta chega a acelerar enquanto o rapaz negro se esforça para acompanhá-la. A PM informou que, após ter ciência do fato, afastou o policial, que chegou a dizer que o jovem iria correr uma maratona. A juíza que recebeu o caso não viu ilegalidade na condução dele à delegacia. O ouvidor das Polícias, Elizeu Soares Lopes, foi enfático:

"A imagem é degradante e choca. Lembra do período da escravidão, quando os negros eram submetidos a esse tipo de humilhação e constrangimento."

***

DANDO A LETRA

ALEXANDRE DA SILVA - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"O dia e o mês da Consciência Negra precisarão existir enquanto os direitos, deveres, oportunidades, condições para envelhecer com saúde, oportunidades e propósito de vida não forem iguais para todas as pessoas que residem no nosso território."
Alexandre da Silva, colunista de VivaBem em "Da consciência para a inconsciência negra: pessoas idosas esquecidas"

***

PEGA A VISÃO

BIRA - Divulgação - Divulgação
Bira Carvalho, o fotógrafo da Maré
Imagem: Divulgação

"Ele via no dia a dia coisas que eu mesmo nunca parei para notar,"
Mário Zeferino, irmão do fotógrafo Ubirajara Carvalho, o Bira

Descrito por Paul Heritage, 63, professor da Queen Mary University of London, como "um grande embaixador da Maré" e "um diplomata do melhor do Brasil", Ubirajara Carvalho, o Bira, morreu vítima de um infarto aos 51 anos de idade, nesta segunda-feira (29). Pouco antes da pandemia, o principal fotógrafo da Maré, no Rio de Janeiro, descobriu ser diabético e ter pressão alta. TAB contou sua trajetória em A vida de Bira Carvalho, 'embaixador' da Maré que nunca baixava a câmera.

***

SELO PLURAL

PAPO - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Jovens pretos e pretas que buscam se consolidar no mercado publicitário e de mídia digital enfrentam dificuldades para romper as barreiras e limitações impostas pelo racismo estrutural na sociedade. É sobre este assunto o novo episódio de Papo Preto, que recebeu Ricardo Silvestre, publicitário e criador da Black Influence, empresa de publicidade especializada em mídia digital antirracista.

***

#TBT

GIL - Reprodução/Instagram/Fe Pinheiro - Reprodução/Instagram/Fe Pinheiro
Gilberto Gil usou o Instagram para falar sobre o combate ao discurso de ódio
Imagem: Reprodução/Instagram/Fe Pinheiro

Qual a maior herança africana que há em você? O quinto e último episódio de Preto à Porter convidou celebridades para discutir ancestralidade. O assunto é complexo por não tratar apenas de aprendizados e afetos passados de geração a geração, mas abarcar também quais legados familiares são transmitidos adiante com menos amarras.

Os cantores Gilberto Gil, Nana e Preta Gil, Carlinhos Brown, Mart'nália, Luciana Mello e Jairzinho estão entre os convidados do programa dirigido por Rodrigo Pitta, em parceria com a MOV, a produtora de vídeos do UOL, e o coletivo de entretenimento internacional TEAM O!.