Topo

Moraes vai à caça de Daniel Silveira - e outros destaques

O deputado Daniel Silveira sai do plenário da Câmara dos Deputados e se dirige para seu gabinete com uma sacola de roupas - FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
O deputado Daniel Silveira sai do plenário da Câmara dos Deputados e se dirige para seu gabinete com uma sacola de roupas Imagem: FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL

31/03/2022 06h20Atualizada em 31/03/2022 06h20

Esta é a versão online para a edição desta quinta-feira (31/3) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

.........................

A Polícia Federal foi à Câmara para tentar instalar tornozeleira eletrônica no deputado Daniel Silveira, por determinação do STF. Não conseguiu. O ministro Alexandre de Moraes então estabeleceu multa diária de R$ 15 mil e mandou bloquear as contas bancárias de Silveira como garantia do pagamento. Também abriu um novo inquérito contra o deputado pelo crime de desobediência.
..........................
A insistência de Moraes parece ter funcionado. Silveira disse que aceitaria a tornozeleira. Antes, tinha dito ao UOL: "Se eu colocar tornozeleira, estará acabando com o Legislativo". Para Tales Faria, o deputado faz marketing pré-eleitoral ao desafiar o Supremo.
..........................
A Polícia Federal encerrou o inquérito e concluiu não haver indícios de que Bolsonaro tenha interferido para proteger aliados e familiares ao trocar o comando da própria Polícia Federal.
..........................
A ministra do STF Rosa Weber negou pedido de Augusto Aras (PGR) para arquivar inquérito sobre Bolsonaro no caso Covaxin.
..........................
O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro é esperado hoje no Senado para explicar atuação de pastores na liberação de recursos do MEC. O ministério enviou ofício dizendo que Ribeiro não compareceria, depois voltou atrás e disse que não fala em nome do ex-ministro.
..........................
O Ministério da Defesa e as Forças Armadas divulgaram nota ontem chamando o golpe de 31 de março de 1964 de "marco histórico da evolução política brasileira".

******************

MUNDO DA BOLA

são paulo - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Calleri jogador do São Paulo comemora o gol marcado contra o Palmeiras pela final do Campeonato Paulista
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O São Paulo saiu na frente do Palmeiras na decisão do Campeonato Paulista. Fez 3 a 1 no primeiro jogo da final.
..........................
No Carioca, o Fluminense fez 2 a 0 no Flamengo na primeira partida da final do torneio.
..........................
Qual é o pior grupo possível para o Brasil no sorteio da Copa? E o melhor?

/******************

INVASÃO DA UCRÂNIA

ucrânia - Gleb Garanich/Reuters - Gleb Garanich/Reuters
Nova estrutura de confinamento sobre o antigo sarcófago que cobre reator danificado da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia
Imagem: Gleb Garanich/Reuters

Vladimir Putin se sente enganado pelo Exército russo e está mal informado sobre a guerra, o que cria uma tensão constante entre o presidente e o Ministério da Defesa, segundo o governo dos EUA.
..........................
A Ucrânia confirmou que houve "retirada parcial das unidades inimigas" (os russos) dos arredores de Kiev. E segundo o Pentágono, os russos também começaram a sair da usina nuclear de Chernobyl.
..........................
Só que os ataques continuam. A Rússia anunciou ter destruído 64 "alvos militares" na Ucrânia em 24 horas.

******************

CORRIDA ELEITORAL

bolsonaro - José Dias/PR - José Dias/PR
Bolsonaro entre os ministros Fabio Faria e Rogério Marinho
Imagem: José Dias/PR

Bolsonaro voltou a pôr em dúvida o resultado de eleições no Brasil, dizendo que neste ano os votos "serão contados" e que "não serão dois ou três que decidirão" como.
..........................
A FRASE

Temos um dos presidentes mais democratas da história do Brasil.
Bolsonaro, falando de si mesmo e dando como exemplo ter dado "direito a seu povo de ter a posse de uma arma de fogo". No UOL News, Tales de Faria disse que não é coisa de democrata um discurso anterior do presidente, o de filiação ao PL: "Por vezes, me embrulha o estômago ter que jogar nas quatro linhas da Constituição".
..........................
Bolsonaro chegou ao evento em que fez o discurso, no Rio Grande do Norte, montado em um cavalo branco. Leonardo Sakamoto compara a cena ao capítulo 6 do Livro do Apocalipse.
..........................
Durante a cerimônia, Bolsonaro voltou a falar que "a luta não é da esquerda contra a direita, mas do bem contra o mal", agora acrescentando que "o bem sempre venceu", o que a história mostra que não é verdade.
..........................
Nova pesquisa PoderData mostra Lula com 41% das intenções de voto e Bolsonaro com 32%. Ciro tem 7%, e Moro, 6%.
..........................
Pelo menos 15 governadores vão atrás da reeleição.
..........................
Negra e ex-quebradeira de coco: quem é Maria Regina Sousa, a primeira mulher a governar o Piauí.

******************
IMPÉRIO DO ABUSO

Saul Klein teria "herdado" esquema de abuso do pai, Samuel. "São "gerações de predadores sexuais", diz advogada.

******************
PANDEMIA

A Anvisa aprovou o uso emergencial do Paxlovid, medicamento da Pfizer contra a covid.
..........................
O governo deve desobrigar a partir de manhã o uso de máscaras em repartições públicas federais.
..........................
Lucia Helena lista perguntas sem resposta, como esta: por que uns pegam covid-19 com facilidade?
..........................
VIVABEM

Com pouco investimento em pesquisas, doenças negligenciadas (como dengue e mal de Chagas) avançam em países pobres.
..........................
PARA PENSAR

Qual seria o impacto da covid se a população mundial tivesse um baixo índice de pessoas sedentárias, obesas, estressadas, insones, deprimidas, à beira de um ataque de nervos, e que não apresentassem diversas outras comorbidades?
Nuno Cobra Jr, defendendo a prevenção como solução para a saúde.

******************
Telona

Morbius. O personagem principal, um anti-herói interpretado por Jared Leto, é um vampiro (auto)criado em laboratório. O filme mistura terror e ação. Uma dúvida: há cenas pós-créditos?
..........................
Alemão 2.
Com Leandra Leal, Vladimir Brichta e Gabriel Leone, é sequência do filme de 2014, e se concentra em dois inimigos obrigados a fazer um pacto pela sobrevivência.
..........................
Cyrano.
Concorreu ao Oscar de melhor figurino. Dirigido por John Wright, tem no elenco Haley Bennett, Ben Mendelsohn e Peter Dinklage, na história do homem apaixonado que escreve cartas no lugar de um amigo, que tenta conquistar a mesma mulher. Nesta releitura, Cyrano tem nanismo, no lugar de um nariz desproporcional.
..........................
A família de Bruce Willis anunciou que o ator se afastou da carreira depois de ter recebido diagnóstico de afasia, distúrbio que afeta a capacidade de comunicação.

******************

VESTIR ESTRELAS

anya - Getty Images - Getty Images
Anya Taylor-Joy | Dior
Imagem: Getty Images

Vestido transparente de Anya Taylor e modelo clubber de Smith: o que está na moda?

******************
VER ESTRELAS
O Telescópio Espacial Hubble bateu mais um recorde, registrando a estrela mais distante já detectada. A luz dela foi emitida 12,9 bilhões de anos antes de ser captada.