Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Daniel Silveira faz marketing pré-eleitoral com desafio ao STF

Colunista do UOL

30/03/2022 17h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O deputado Daniel Silveira (Uniao Brasil/RJ) conseguiu o que queria: ocupou espaço na mídia com seu desafio ao Supremo Tribunal Federal.

Vai usar as imagens de seu protesto na Câmara para a campanha pela reeleição como deputado federal. Quanto mais mídia, melhor para ele.

Nisso os bolsonaristas são craques: usam as instituições para burlá-las e desmoralizá-las.

É uma burla, por exemplo, quando o deputado apela para a democracia em sua manifestação contra o Supremo Tribunal Federal. Ele diz que o STF está sendo antidemocrático ao impedi-lo de reclamar dos ministros. Mas não se trata disso. Ele ameaçou de dar uma surra nos ministros. Um ato de violência, não um mero crime de opinião.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez algo semelhante quando sugeriu "o fuzilamento" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por "entregar as nossas reservas petrolíferas para o capital externo". Depois, em entrevista ao programa do Jô Soares, confessou sua estratégia: "Se eu não fizesse isso, você não me chamaria para esta entrevista".

Deveria ter sido punido exemplarmente na época. Não por criticar o presidente ou algo assim, mas por ameaça de fuzilamento. Se tivesse sido cassado, o país não estaria passando tudo isso que passamos agora.