O futebol se despede do ídolo Freddy Rincón
Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (15/04) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Freddy Rincón, ídolo histórico do futebol e ex-jogador da seleção colombiana, morreu nesta quinta-feira (14), aos 55 anos, em decorrência dos ferimentos sofridos em um acidente de carro. No Brasil, além do Corinthians, Rincón atuou também no Cruzeiro, Santos e Palmeiras. Clubes e ex-companheiros de time lamentaram a sua morte. Rincón deixa como legado uma carreira marcada por 169 gols em 675 jogos por oito clubes e por sua seleção, talento, liderança, títulos (muitos títulos) e um temperamento único, de quem não levava desaforo para casa e acumulou polêmicas ao longo dos anos.
"Perdemos um cara do bem, um homem leal, que tinha três Copas do Mundo. Ele tinha aquela cara de bravão, mas não era bravo, não. Deveria ter mais Rincóns no mundo"
Dinei, que jogou com Rincón no Corinthians
***
REPRESENTATIVIDADE... Diversas parlamentares trans e travestis confirmaram que vão concorrer à Câmara dos Deputados nas próximas eleições. Entre elas, a deputada estadual Erica Malunguinho, a vereadora Érika Hilton (PSOL-SP) e a codeputada Robeyoncé Lima (PSOL-PE).
***
CARNAVAL... A escola de samba Unidos da Tijuca terá, pela primeira vez, uma mulher como intérprete: a cantora Wic Tavares, de 25 anos. A primeira vez como apoio de carro de som de uma escola foi aos 15, na Inocentes de Belford Roxo, quando a agremiação estava no Grupo Especial. Depois disso, passou pela Portela, Estácio de Sá, São Clemente, Porto da Pedra, Viradouro, foi campeã do Carnaval ao lado de Neguinho da Beija-Flor e se apresentou até em terras paulistanas, na Tucuruvi.
***
VIOLÊNCIA... Uma jovem de 21 anos procurou a polícia para denunciar uma abordagem da equipe de segurança do Metrô de São Paulo. Negra, com cabelos curtos, calça jeans e camisa polo, a jovem foi confundida com um homem e acabou retirada à força de dentro do banheiro feminino da estação Sapopemba. Uma amiga da vítima, que gravava em vídeo a ação, acabou agredida com um tapa no rosto. Um dos seguranças foi afastado das funções.
***
CINEMA NACIONAL... Está em cartaz o longa metragem brasileiro 'Medida Provisória', dirigido pelo ator, diretor e, agora, cineasta Lázaro Ramos. Mesclando drama com humor, o filme conta uma história distópica baseada na peça teatral Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação (Prêmio Jabuti de 2013). A estreia do filme ocorre após enfrentar adiamento e resistência do governo federal e da Ancine.
***
CARREIRA... A cantora Negra Li celebra 24 anos de carreira com o lançamento da música "Era Uma Vez Liliane", em que reflete sobre sua trajetória, suas conquistas e os desafios que precisou enfrentar em mais de duas décadas de profissão.
***
SEGURANÇA PÚBLICA... Em São Paulo, um policial militar de folga reagiu a uma tentativa de assalto e acabou matando uma estudante de 21 anos que passava pelo local e foi atingida por um dos disparos. Uma outra mulher também se feriu na ação. O tenente Carlos Eduardo da Silva Filho, 24, foi detido em flagrante e indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
***
DANDO A LETRA
No Brasil de agora, a tragédia é ainda mais latente. Ao invés de mandados para o continente africano, talentos negros são desprezados cotidianamente pelo subemprego desumano, pelo encarceramento em massa ou pela execução feita pelo próprio Estado genocida"
André Santana, jornalista
Em Notícias, André Santana constata que assim como personagens de Medida Provisória, Lázaro Ramos insiste no Brasil. E Chico Alves aponta que o sigilo sobre reunião com pastores volta todas as suspeitas para Bolsonaro. Também destaca que com apoio de José Serra, a CPI do MEC está a uma assinatura de ser requerida. E relata que no Rio, foi aprovado o projeto que proíbe monetização de vídeos de vereadores.
Em Ecoa, Eduardo Carvalho compartilha a sua participação no programa Roda Viva, no qual entrevistou o ator e diretor Lázaro Ramos.
E em TAB, Michel Alcoforado analisa o que as maternidades de luxo revelam sobre o Brasil.
Já em VivaBem, Larissa Cassiano explica o que pode ser o sangramento no início da gestação.
E em Universa, Cris Guterres analisa por que é tão estranho ver uma mulher negra em ano sabático. E Ana Paula Xongani explica por que Mayara Lima, a princesa da Tuiuti, já é o grande marco do seu Carnaval.
***
PEGA A VISÃO
Nunca imaginei que o garimpo, pelo fato de eu viver tanto lá dentro, causava tantos danos, tanta destruição como eu vejo hoje. Agora é seguir em frente. Hoje, tudo o que a gente quer é aprontar nosso novo laboratório e inovar para termos mais força, vender mais e gerar mais renda"
Arlete Leal, presidente da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes do Araguari
Nascida e criada no meio da floresta Amazônica,
, 48, passou boa parte da vida sem alternativas para sustentar os cinco filhos a não ser seguir os passos dos pais e trabalhar em um garimpo. A perspectiva de futuro, porém, mudou quando ela se juntou a outras mulheres ribeirinhas e aprendeu a ganhar dinheiro utilizando recursos da mata de forma sustentável. A Associação das Mulheres Extrativistas Sementes do Araguari, da qual Arlete é presidente, produz sabonetes, pomadas e velas usando produtos como óleos extraídos da andiroba e copaíba.
***
SELO PLURAL
No Papo Preto #74, o apresentador Yago Rodrigues recebe o engenheiro civil Luciano Machado, sócio da MMF Projetos, para debater os motivos de os negros ainda serem minorias com formação superior na área da construção civil, mesmo compondo mais da metade da população brasileira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.