Nós Negros: Desenhos com protagonistas negros para curtir com a criançada

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (12). Quer receber o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

***

Não é de hoje que se discute a importância da representatividade negra em produções infanto-juvenis. Afinal, desenhos e livros mediam boa parte da imaginação, do aprendizado e do próprio processo de autoconhecimento da criançada.

Neste Dia das Crianças, Nós Negros mergulha neste universo e traz uma seleção de séries de desenhos cujos protagonistas são negros e marcam presença com seus cabelos black power, dreads e tranças.

Super-Heroínas da Equipe 4
A primeira série animada africana da Netflix acompanha super-heroínas em uma cidade afrofuturística na Zâmbia. O ponto forte da produção já começa pelos nomes das protagonistas - T-Mlilo/Temwe, K-Bongo/Komana, Za-Mpezi/Zee e M-Kozo/Monde -, que dão uma oportunidade de explicar para a criançada a diversidade de nomes e culturas pelo mundo, incluindo os africanos. Disponível na Netflix.

Bino e Fino
Embora de origem nigeriana, essa animação é exibida no Brasil e foca em irmãos gêmeos que vivem na África subsaariana e aprendem sobre cultura e história. Episódios estão disponíveis no Youtube e Globoplay.

O Mundo de Karma
Karma é uma menina talentosa que usa o rap para enfrentar os desafios do dia a dia, como lidar com o próprio cabelo. É empolgante ver como a narrativa estrutura a sua autoestima. Também é um desenho mega recomendado para refletir sobre a vida dentro da escola. Disponível na Netflix.

Imagem promocional de 'Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi'
Imagem promocional de 'Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi' Imagem: Divulgação/Disney+

Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi
Kai, Lys e Nubs são três aprendizes Jedi. Kai, um garoto negro, embarca com os amigos em grandes aventuras. É uma boa pedida para exercitar o olhar da diversidade com as crianças, uma vez que cada integrante desta saga traz sua particularidade bem demarcada. Disponível na Disney+.

Continua após a publicidade

Garota da Lua e o Dinossauro Demônio
O nome deste desenho causa, no mínimo, estranheza, e o melhor é que isso o ajuda a ser mais genial ainda. Ele conta a história de Lunella Lafayette, uma jovem prodígio da ciência, sua amiga influencer e seu amigo inusitado, o dinossauro de outra dimensão. Lune tem uma autêntica família negra; além de várias referências musicais. Disponível na Disney+.

Motown Magic
Bem é um garoto de 8 anos muuuuito criativo e, com um pincel mágico, usa a imaginação para transformar a cidade. Tudo isso regado por bons sons da Motown, famosa gravadora dos EUA, responsável por lançar nomes como Marvin Gaye, Stevie Wonder, Diana Ross e Jackson 5. Disponível na Netflix.

Meu Pai É Um Caçador De Recompensas
Para aqueles que gostam dos clássicos de super-herois intergaláticos, que salvam o universo em suas naves, essa série aqui é uma boa opção. Ela conta a história de duas crianças que pegam uma carona para o espaço e, de quebra, descobrem que seu pai é um caçador de recompensas conhecido em toda a galáxia. Disponível na Netflix.

A série animada Super Choque foi exibida por Cartoon Network e SBT nos anos 2000.
A série animada Super Choque foi exibida por Cartoon Network e SBT nos anos 2000. Imagem: Reprodução/Twitter

Super Choque
Para quem quer apresentar um desenho mais clássico pra garotada, vale destacar este que está marcado na infância de muita gente. Virgil Hawkins é um jovem negro de Dakota City (EUA) com poderes eletromagnéticos. Suas aventuras estão eternizadas tanto na série televisiva quanto nos quadrinhos. Alguns episódios estão disponíveis no Youtube.

Doutora Brinquedos
Essa é uma daquelas séries para quem quer aguçar a imaginação da criançada e explicar que elas podem ser o que quiserem na vida. A protagonista Dottie tem seis anos e já está decidida que quer se tornar uma médica como a mãe. Em casa, no seu mundo da brinquedodândia, ela se diverte em sua clínica de brinquedos. Disponível na Disney+.

Continua após a publicidade

Guilhermina e Candelário
É uma animação colombiana bem interessante, que mostra o cotidiano cheio de descobertas e grandes aventuras de dois irmãos negros, que sempre esperam a chegada do seu avô Faustino, um velho pescador, que conta suas aveturas aos netos. Alguns episódios estão no Youtube.

***
NÓS NA SEMANA

Várzea internacional
Era para ser mais um dia comum de pelada na várzea quando um carro de luxo se aproximou e chamou a atenção em um campo na Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo (SP). Dentro estava Memphis Depay, atacante do Corinthians, que surpreendeu todo mundo. Confira como foi.

200 milhões de euros
Vini Júnior foi classificado pelo portal Transfermarkt como o jogador mais valioso da história do mercado do futebol.

Vídeo viralizou
Um doutorando negro da USP relatou ter sofrido racismo em um ponto de ônibus dentro do campus Butantã, na zona oeste de SP. Assista.

Por falar nisso
O governo de São Paulo foi condenado a pagar R$ 33 mil por danos morais a um homem negro vítima de atos racistas no sistema prisional do estado.

Continua após a publicidade

Eleições 2024
Pretos e pardos são apenas 10,66% dos prefeitos em São Paulo.

Para as finanças
O acesso à educação e ao crédito deve ser prioridade nas políticas públicas voltadas aos empreendedores de São Paulo, disse Adriana Barbosa, CEO da Preta Hub. Assista a entrevista.

Eleições EUA
O carismático ex-presidente Barack Obama entrou de vez na campanha eleitoral americana para apoiar a candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris.

***

AGENDA

Para cinéfilos
O documentário "Alma Negra - Do Quilombo ao Baile" estreia no Festival do Rio e mostra como a música soul se tornou uma importante manifestação cultural e política da população afrobrasileira.

Continua após a publicidade

Para cinéfilos II
Londrina recebe a 2ª edição da Mostra de Cinema Negro, que apresentará mais de 70 curtas-metragens brasileiros entre os dias 12 e 27 de outubro.

Para os acadêmicos
O 13º Congresso de Educação Antirracista está com inscrições abertas para professores, mestres e doutores apresentares seus trabalhos. O congresso faz parte da programação da Virada da Consciência, da Universidade Zumbi dos Palmares, na cidade de São Paulo.


***

DANDO A LETRA

Yas Fiorelo: Número de ações trabalhistas envolvendo famosos é desesperador

Cristiane Guterres: 'A Substância' mostra como a obsessão pela juventude destrói as mulheres

Deixe seu comentário

Só para assinantes