Topo

Nós Negros: conheça os planos da nova ministra da Igualdade Racial

Anielle Franco toma posse e anuncia prioridades do Ministério da Igualdade Racial -  O Antagonista
Anielle Franco toma posse e anuncia prioridades do Ministério da Igualdade Racial Imagem: O Antagonista

Do Núcleo de Diversidade

13/01/2023 11h00

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (13). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email, nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

****

Empossada no comando de um novo ministério, a jornalista e ativista Anielle Franco afirmou que irá revogar atos que não reflitam a missão da pasta da Igualdade Racial e se comprometeu com a promoção de políticas concretas.

A cerimônia de posse ocorreu nesta quarta-feira (11), após ser adiada devido aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pela primeira vez, o Brasil conta com uma pasta focada na igualdade racial. O órgão é lançado 20 anos após a criação da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), instituída com status de ministério no primeiro governo Lula e que contou com a direção de Martvs Chagas, Eloi Ferreira Araújo e Luiza Helena de Bairros.

Anielle também listou uma série de ações que pretende tomar como ministra, incluindo:

  • melhoria da Lei de Cotas;
  • articulação interministerial para o fortalecimento da política nacional de saúde integral da população negra;
  • mais programas para comunidades quilombolas e ciganas.

Com a nova responsabilidade, Anielle encerra sua coluna no UOL, mas deixa um texto especial de despedida em que cita seus principais desafios no comando do ministério e destaca a importância do combate ao racismo institucional. Vale a pena conferir!

Aceitei a tarefa histórica de ser Ministra de Igualdade Racial pela memória da minha irmã, Marielle Franco, e pela vida das mais de 115 milhões de pessoas negras no Brasil, que são hoje a maioria da população e que precisam de um governo que se preocupe com os seus direitos e que construa um futuro de bem viver, de oportunidades, com segurança, de garantia de alimentação, educação, emprego, cultura e dignidade"
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial

***

LEGADO... Fã da Beyoncé, poliglota e comunicadora dedicada. Esses foram alguns dos atributos da Natália, do Papo de Preta, um canal com mais de 189 mil inscritos dedicado à autoestima negra. TAB conta um pouco da história da influenciadora de 29 anos que morreu no ano passado após uma parada cardiorrespiratória.

ANDAR COM FÉ... Seis dias após ser internada no Rio, a cantora Preta Gil comunicou que foi diagnosticada com câncer no intestino e aguarda orientação médica para começar os tratamentos. Nas redes sociais, recebeu o carinho de amigos e disse que está confiante e com fé. Apesar da notícia, o Bloco da Preta segue confirmado para o Carnaval deste ano.

***

O RETORNO... O jogador Robinho está cogitando voltar aos campos. Aos 38 anos e após ser condenado em última instância por violência sexual na Itália, o atleta tem sido cobiçado por times da série A-2. Sua única preocupação agora é o que chama de "perseguição da imprensa".

SEPARE O TÊNIS... Afinal, correr é para todo mundo? Qual a melhor forma de começar? Mariana Ferrão recebe o treinador de corrida Ademir Paulino e o cantor e corredor Viegas no Conexão VivaBem para responder a essas dúvidas em um bate papo descontraído e repleto de dicas. Para Viegas, segundo lugar do reality "No Limite", a corrida faz bem para a saúde mental e pode ser um momento de conexão consigo mesmo.

***

JORNADA DUPLA... Entre a agenda ministerial e a carreira como cantora, Margareth Menezes não vai puxar o bloco Os Mascarados, em Salvador. A baiana chegou a ser confirmada como atração principal, mas precisou recusar o convite após assumir a pasta da Cultura do governo Lula.

***

BBB... O BBB 23 está chegando! Para fazer um esquenta, os participantes Babu Santana e Jessi Alves falam com exclusividade a Ecoa sobre quais temas não podem ficar de fora dessa edição. Para Babu, a pretitude precisa de espaço de fala, mas o debate precisa ser espontâneo. Já para Jessi, é hora das pautas anticapacitistas chegarem ao programa.

***

DANDO A LETRA

cris - NathalieBohm/TV Cultura - NathalieBohm/TV Cultura
A empreendedora Cris Guterres, colunista de Universa, é a nova apresentadora do Estação Livre, da TV Cultura
Imagem: NathalieBohm/TV Cultura

Mulheres livres não são queridas o tempo todo, são muito criticadas e pouco amadas. Não à toa, o cinema e as novelas retratam, inúmeras vezes, essa personagem bem-sucedida no trabalho como solitária e malvada."
Cris Guterres, colunista do UOL

Em Universa, Cris Guterres fala sobre como a sociedade enxerga as mulheres ambiciosas. Para a colunista, o patriarcado cria uma disparidade sobre como a ambição é vista quando manifestada por homens e mulheres.

Em VivaBem, Larissa Cassiano explica como evitar as estrias na gravidez. As dicas passam pela redução de gorduras, atividades físicas, hidratação, entre outros hábitos.

Recentemente, a polícia 'confundiu' um pedaço de madeira com fuzil e matou o catador de recicláveis Dierson Gomes da Silva, na Cidade de Deus (RJ). Mesma atuação não foi vista quando o bando de terroristas invadiu os três poderes e quebraram tudo, absolutamente tudo."
Eduardo Carvalho, colunista do UOL

Em Ecoa, Eduardo Carvalho critica a ação da polícia durante os atos antidemocráticos em Brasília. Para o colunista, a ação foi diferente da aplicada em territórios periféricos e com pessoas pretas.

Também em Ecoa, Milo Araújo fala sobre a falta de bicicletários na cidade de São Paulo. Ela explica que, além das ciclofaixas, é necessário investir em espaços adequados para as bikes.

***

PEGA A VISÃO

tay - Daniele Dutra/UOL - Daniele Dutra/UOL
Da esq. para a dir., Taylaine Santana, Nathalia Diniz e Thaianni de Souza, amigas que enfrentaram a chuva para participar do protesto de segunda-feira (9)
Imagem: Daniele Dutra/UOL

Em momento algum a gente achou que isso acabaria nas urnas. Eu já imaginava que eles [Bolsonaro e eleitores] não iriam facilitar em nada."
Taylaine Santana, mobilizadora de manifestação contra atos terroristas em Brasília

Taylaine Santana e suas amigas foram algumas das centenas de pessoas que enfrentaram chuva no centro do Rio de Janeiro para protestar contra os atos terroristas em Brasília. Além de clamar por democracia, os manifestantes pediram punição para Bolsonaro e sua família.

***

SELO PLURAL

papo - Arte UOL - Arte UOL
Papo Preto Novo 2022
Imagem: Arte UOL

No episódio #107 de Papo Preto, a socióloga Najara Costa, explica o que é a autodeclaração de cor e o que é ser negro no Brasil, levando em conta a definição do IBGE para mapeamento da população e a criação de políticas públicas.