Bolsonaro era o difusor de fake news para empresários, diz PF
Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (23). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
********
A origem da correnteza de notícias falsas. Uma das mensagens enviadas em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro ao empresário Meyer Nigri, fundador da Tecnisa, fala em "sangue" e "guerra civil" no caso de derrota nas eleições. Reportagem de Aguirre Talento obteve acesso, com exclusividade, aos relatórios produzidos pela Polícia Federal sobre o conteúdo do celular de Nigri, que repassava as mensagens com fake news e ataques ao Judiciário a outros empresários.
"O terminal identificado como utilizado pelo presidente da República Jair Bolsonaro encaminhou diversas mensagens contendo ataques às instituições, especialmente o Supremo Tribunal Federal, ao sistema eletrônico de votação e às vacinas desenvolvidas para combate à covid-19.", afirma o relatório da PF. Ainda em 2018, Nigri realizou jantares para apresentar Bolsonaro a empresários de São Paulo. A PF intiminou o ex-presidente a depor neste inquérito em 31 de agosto. Um segundo depoimento será sobre o caso das joias recebidas de presente e vendidas, do qual vão participar, em simultâneo, a ex-primeira-dama Michelle, Mauro Cid, o pai de Mauro Cid, Mauro Lourena Cid, e o advogado Frederick Wassef.
AGU libera exploração de petróleo na foz do Amazonas. A ministra Marina Silva fala nesta quarta (23) à Comissão de Meio Ambiente do Senado sobre planos, projetos e prioridades da pasta. A expectativa para a audiência pública cresce depois que a AGU (Advocacia Geral da União) concluiu parecer que abre caminho para a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. A disputa interna do governo Lula opõe o ministério de Marina à pasta de Minas e Energia. Reinaldo Azevedo escreve que o início da fase exploratória parece agora inevitável, com o aval da AGU.
No Equador, país vizinho, no mesmo domingo (20) em que foram às urnas para o primeiro turno das eleições, os moradores responderam a plebiscito e decidiram pelo fim da exploração de petróleo numa região que é o coração da Amazônia local. O Parque Nacional de Yasuní abriga milhares de espécies animais e vegetais em 1 milhão de hectares. Segundo a Corte Constitucional, o governo vai ter um ano para retirar as instalações da Petroecuador, estatal que extrai no local cerca de 55 mil barris de petróleo bruto por dia. No parque Yasuní vivem os povos indígenas waorani, tagaero, taromenane e dugakaeri. Leia em Ecoa.
Quarto lote da restituição chega em agosto. A Receita Federal libera na quinta (24), a partir das 10h, a consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. O reembolso está previsto para 31 de agosto.
Desta vez, cerca de 6,1 milhões de contribuintes recebem a restituição com correção monetária de 3,14%. Este é o penúltimo lote da restituição deste ano, mas serão contempladas também restituições residuais de exercícios anteriores. Veja como consultar.
Brics tem fila de países para entrar. A expansão do Brics, um grupo atualmente com cinco países, está entre os principais temas da cúpula na África do Sul. A China e a Rússia defendem a expansão, por motivos diversos, mas Brasil e Índia fazem oposição à abertura para novos membros, embora o presidente Lula, que está em Joanesburgo, tenha sinalizado apoio a alguns candidatos.
Brasília tem insistido para que, em troca de um acordo, Pequim aceite apoiar a proposta brasileira de uma reforma no Conselho de Segurança da ONU. O grupo Brics virou objeto de desejo internacional também em função de seu banco, o NDB, que tem US$ 50 bilhões (cerca de R$ 250 bilhões) em capital subscrito para financiar infraestrutura e projetos relacionados ao clima em países em desenvolvimento. Leia aqui.
Câmara derruba emenda governista. Com placar folgado, 379 votos a favor e 64 contra, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça (22) o arcabouço fiscal, um conjunto de novas regras que vai substituir o controverso "teto de gastos" iniciado em 2016. A segunda votação foi necessária porque o Senado fez modificações no texto original, aprovado em maio pelos deputados.
As novas regras permitem maior flexibilidade em termos de gastos, que podem aumentar no ritmo das receitas tributárias. Isso beneficia programas sociais mais ambiciosos do governo Lula e ajuda a garantir o orçamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Ao mesmo tempo, o arcabouço fiscal limita o aumento das despesas a 70% do crescimento das despesas primárias. Veja aqui os principais pontos.
PF investiga sabotagem e atentado no apagão. Existe a hipótese de que o corte geral de energia elétrica que provocou grande transtorno na terça da semana passada tenha sido um ato deliberado, criminoso mesmo. É o que a Polícia Federal quer saber. Em nota, a PF afirmou na terça (22) que a investigação, "que corre em sigilo, apura os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública".
A colunista Carla Araújo recorda uma declaração do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) no dia do apagão, após a normalização da situação. "O que aconteceu hoje, é importante dizer, é extremamente raro", disse Silveira, referindo-se à necessidade de dois eventos raros e simultâneos no fornecimento de energia elétrica para provocar um estrago daquele tamanho.
Dez horários para beber água. Ao longo do dia, a hidratação do corpo, tão importante para a saúde, pode ficar completa ou ser esquecida. Reportagem de VivaBem lembra os momentos da rotina em que a ingestão de pequenas doses de água vai fazer a diferença no bem estar.
Logo cedo, por exemplo, um copo já ajuda o intestino a funcionar. Antes do almoço, beber água reduz o apetite: a pessoa come menos. E antes de dormir, a água morna dos chás relaxa o corpo e convida ao sono mais tranquilo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.