Fernando Haddad diz que vai revisar gastos e acalma mercados; dólar recua

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

* Haddad diz que equipe vai intensificar trabalho de revisão de gastos. Junto da ministra do Planejamento, Simone Tebet, Fernando Haddad informou que pediu para a equipe do ministério da Fazenda um ritmo mais intenso de trabalhos na discussão sobre a agenda de corte de gastos para construir alternativas para acomodar os números do Orçamento de 2025. O anúncio veio em uma semana em que o governo sofreu uma série de derrotas no Congresso e perdeu apoio político a medidas de arrecadação. Depois de ter a proposta de modificação do PIS/Cofins devolvida pelo Senado, Haddad disse que não havia "plano B" para compensar a arrecadação e ontem falou em revisar gastos. O mercado reagiu positivamente às declarações do ministro e o dólar interrompeu uma sequência de altas, recuou 0,70% e fechou cotado a R$ 5,367. Leia mais.

* Em Genebra, Lula cobra taxação de fortunas e pede nova globalização. Em discurso na conferência da Organização Internacional do Trabalho, na Suíça, o presidente disse que países ricos "têm de pagar a conta", reclamou da concentração de renda e falou sobre a necessidade de modernização do mundo do trabalho. O presidente também criticou Elon Musk, dizendo que "não precisamos buscar soluções em Marte. É a Terra que precisa do nosso cuidado", em referência ao programa especial da SpaceX de Musk. Lula pediu ainda uma "nova globalização" e lembrou que o mundo nunca teve tantos bilionários, e que 3 mil pessoas detêm quase US$ 15 trilhões em patrimônio, "o que representa a soma dos PIBs de Japão, Alemanha, Índia e Reino Unido". Leia a íntegra do discurso.

* Banco Central vai mudar mecanismo de devolução do Pix por fraude. Junto com a Febraban, o BC disse que vai modificar a forma como funciona o Mecanismo Especial de Devolução que foi criado para ressarcir correntistas de valores roubados em golpes. Desde que foi criado, em 2021, o MED só devolveu 9% dos valores perdidos em 2023. Ocorrem no Brasil quase cinco golpes de Pix por minuto, só no ano passado foram 2,5 milhões de fraudes deste tipo, segundo o BC. O MED já recebeu 1,6 milhão de pedidos de janeiro a maio deste ano, em 2023 foram 2,5 milhões e apenas 225 mil foram atendidas. O mecanismo será aperfeiçoado para permitir o bloqueio de várias contas dos golpistas e não apenas da primeira, como faz hoje. Entenda.

* PF intima Mauro Cid novamente após descobrir mais uma joia. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro foi intimado a depor mais uma vez à Polícia Federal após investigadores encontrarem indícios de que mais uma joia recebida pelo ex-presidente teria sido negociada nos Estados Unidos. Cid e o pai, o general Mauro Lourena Cid, foram intimados e o depoimento está previsto para a próxima terça-feira. A joia foi descoberta em diligências feitas pela PF em conjunto com o FBI nos EUA no mês passado. A investigação já estava sendo finalizada, mas foi adiada por causa dessa nova peça. Saiba mais.

* Cantor Nahim é encontrado morto em casa aos 71 anos. A polícia registrou a morte como "suspeita" e vai investigar as circunstâncias depois de o cantor ter sido encontrado sem vida em sua casa em Taboão da Serra, em São Paulo. Policiais militares foram acionados para atender uma ocorrência no local e estão apurando se Nahim estava sozinho em casa quando caiu de uma escadaria. O delegado responsável pelo caso disse que o corpo do músico foi encontrado por funcionários de uma empresa de telefonia. O cantor ganhou projeção nacional nos anos 1980, quando frequentou programas de sucesso, como o clássico Qual É a Música?, do SBT. Ele também foi jurado no Cassino do Chacrinha, na Globo, apresentou o programa Amigos & Sucessos, na Record, e participou do Pânico na TV, da Rede TV! Saiba mais sobre ele.

Deixe seu comentário

Só para assinantes